Homenagem

Câmara destaca o Dia do Soldado

Homenagem lotou galerias do Plenário Otávio Rocha  Foto: Elson Sempé Pedroso
Homenagem lotou galerias do Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso

O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, foi lembrado nesta segunda-feira (18/8) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Proponente da homenagem, o vereador José Ismael Heinen (DEM) lembrou da figura de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. "Caxias foi exemplo de austeridade, nobreza de caráter, bravura, patriotismo, honradez, generosidade, nacionalismo e lealdade à Pátria." Observou que por suas qualidades Caxias virou apelido daqueles que cumprem irrestritamente com seus deveres.

Para Heinen, mais do que nunca o Brasil precisa do espírito de Lima e Silva e cada vez mais o povo sente a presença dos militares na defesa das instituições e da democracia brasileiras. "O 25 de agosto é uma data para reverenciarmos também todos os soldados que sacrificaram suas vidas pelo país, como o General Osório, herói gaúcho e patrono da Cavalaria do Exército. "Que o exemplo de Caxias perpetue-se em cada soldado, reiterando à nação o compromisso de ser o braço forte e a mão amiga do povo brasileiro."

O general-de-divisão Wellington Fonseca, comandante da 6ª Divisão de Exército e representante do Comando Militar do Sul, lembrou que é a segunda vez que comparece à tribuna da Câmara para receber uma homenagem do Legislativo. Na primeira vez, observou, foi para comemorar os 200 anos de nascimento do General Osório. "Estas homenagens que recebemos demonstram o carinho que a Casa tem pelas Forças Armadas." Para Fonseca, a grandeza do Brasil impõe aos militares uma responsabilidade proporcional ao tamanho do país. "E é por isso que os soldados renunciam à própria vida em nome da Pátria."

Os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Ervino Besson (PDT), Margarete Moraes (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Elói Guimarães (PTB) e João Carlos Nedel (PP), em nome de suas bancadas, saudaram o Exército pelo Dia do Soldado. A solenidade foi presidida por Claudio Sebenelo (PSDB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Vereadores lembram Dia do Soldado