Câmara e ARI firmam parceria para preservar acervo de Alberto André
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), reuniu-se na tarde desta quinta-feira (18/10) com o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), João Batista de Melo Filho, e a coordenação do Memorial da Casa para tratar da parceria a ser estabelecida entre as duas instituições, com o propósito de promover a preservação e disponibilizar aos cidadãos porto-alegrenses o acervo histórico do jornalista e vereador Alberto André.
Atualmente, duas salas da ARI acolhem centenas de livros de Alberto André. Essas obras tratam de fatos históricos da administração pública de Porto Alegre, incluindo questões que envolvem o parlamento municipal e trabalhos imprescindíveis ao conhecimento dos profissionais de comunicação. Porém, esse acervo necessita a devida catalogação, restauração e constante organização. Para isso, a Câmara Municipal de Porto Alegre deverá, através de convênio com a ARI, oferecer a orientação do Memorial da Casa.
O presidente Mauro Zacher manifestou apoio à iniciativa, "tendo em vista a importância histórica de Alberto André, tanto na vida política quanto no jornalismo". O processo administrativo para o estabelecimento da parceria entre Câmara Municipal e ARI já está tramitando na Casa, com a previsão de início das atividades no próximo mês de novembro.
Jornalista e vereador
Alberto André assumiu uma cadeira na Câmara em 1952, permanecendo por 12 anos. Uma de suas leis mais conhecidas foi a que definiu a Praça da Alfândega como sede oficial da Feira do Livro. Além de vereador e jornalista, Alberto André foi diretor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), da Pucrs, e presidente da ARI. O jornalista dá nome à biblioteca da Câmara, localizada no terceiro andar do Legislativo.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)