Câmara e RBS fazem parceria contra exploração sexual
A Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a RBS TV, vai desenvolver este ano uma campanha de enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17/1) em reunião com a presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), o diretor de jornalismo e programação da RBS TV, Raul Costa Jr, e o gerente executivo da FMSS, Alceu Terra Nascimento.
De acordo com Maria Celeste, que integrou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara no ano passado, a proposta da campanha é resultado das ações de combate à exploração sexual de crianças realizadas pela Cedecondh em 2006, a partir da morte de uma adolescente em um motel de Porto Alegre. Em breaks comerciais na televisão, vamos trabalhar a prevenção dos casos e divulgar o número 100, que é o telefone para denúncias do comitê nacional contra esse tipo de violência, explicou a presidenta. Além dos comerciais, a RBS TV realizará matérias jornalísticas que abordem o tema.
Com a campanha, os vereadores pretendem encorajar as denúncias de abuso e exploração e romper a barreira do silêncio que envolve família, amigos e vizinhos. O encontro na emissora também contou com as presenças do presidente da Comissão de Direitos Humanos (Cedecondh), vereador Carlos Comasseto (PT), da vereadora Margarete Moraes (PT) e da coordenadora do Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do RS, Mariza Alberton.
Juliana Thomaz (reg. prof. 9377)