Câmara entrega troféu ao Mensageiro da Caridade
O Legislativo da Capital entregou nesta terça-feira (16/9) o troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (Cáritas), órgão da Igreja responsável por projetos como o Mensageiro da Caridade. A homenagem foi proposta pelo vereador Ervino Besson (PDT), que atualmente preside o Secretariado. O troféu, o primeiro concedido pela Casa a uma entidade, foi entregue ao arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.
Besson lembrou emocionado que, quando chegou do Interior, enfrentando dificuldades, encontrou em seu caminho a entidade que hoje preside. "Foi lá que comecei a trabalhar naquele momento difícil de minha vida." O vereador ressaltou o trabalho desenvolvido pela Cáritas na Cidade de Deus, onde são atendidas 495 crianças e 24,3 mil famílias. Sobre o Mensageiro, destacou que há 192 mil doadores cadastrados. "Sem estardalhaço, a entidade também distribui mensalmente arroz para 6,5 mil famílias." A preocupação do Secretariado com as oportunidades para os jovens foi igualmente elogiada por Besson. "São 180 funcionários, a maioria jovens sem experiência profissional. Isso é valorizar a vida dos jovens para que possam ter um futuro melhor."
Grings observou que ser feliz é fácil e que difícil é fazer alguém feliz. "Quando a pessoa é ajudada, ela se sente mais feliz e torna os outros a sua volta mais felizes. Que a Cáritas continue sendo um sinal de que estamos preocupados com o ser humano." O superintendente executivo do Secretariado, Ivo Guizzardi, disse que a boa aplicação dos recursos que recebe garante ao Secretariado um lugar de destaque no rol das organizações merecedoras da confiança da opinião pública. Ao resumir o trabalho da entidade, Guizzardi lembrou o lema do Mensageiro da Caridade: "Todos somos irmãos."
A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e prestigiada pelos vereadores João Bosco Vaz (PDT) e Sebastião Melo (PMDB), atual presidente do Legislativo.
História
Em 1957, o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre foi criado com a missão de articular e coordenar as obras sociais católicas e apoiar técnica e pedagogicamente as iniciativas da Igreja no campo social. Conduzido pelo padre Paulo de Nadal, sob a orientação do arcebispo Dom Vicente Scherer e com o apoio de um grupo de empresários, técnicos e assistentes sociais, protagonizou iniciativas e projetos que se tornaram referência nacional na área da assistência habitacional, da profissionalização de jovens e adolescentes e na assistência social às famílias carentes. Foi no secretariado que surgiu a idéia de criar o bairro Cidade de Deus, que se constituiu no primeiro grande programa habitacional dos meados do século passado. Esse serviço ainda hoje assiste a mais de duzentas famílias, que dispõem de diversos serviços de atendimento à comunidade. Mais de 600 pessoas vivem nesse bairro, que conta com todos os equipamentos de urbanização e atendimento social, proporcionando qualidade de vida a essas famílias.
Ao mesmo tempo, criou-se o Mensageiro da Caridade, que originariamente tinha a missão de mobilizar a sociedade no apoio e na subvenção à edificação da Cidade de Deus. Escolas, clubes de serviço, confrarias, irmandades, veículos de comunicação e famílias de todos os níveis sociais aglutinaram seus esforços. Nos diversos estágios de evolução, sempre cumpriu a tarefa de promover a solidariedade da população com os seus programas de atendimento à população carente. Hoje, este departamento do Secretariado é o projeto âncora da instituição. Por meio do Mensageiro da Caridade, é viabilizado um complexo sistema de atendimento social, que se inicia com a oficina-escola, que beneficia permanentemente, com acesso ao emprego e à qualificação profissional, mais de 150 jovens carentes. Além da formação integral, são assegurados a eles todos os direitos sociais, com carteira profissional assinada e demais obrigações inerentes aos procedimentos legais. Os caminhões do Mensageiro da Caridade são vistos e lembrados como parte da paisagem urbana da Capital.
O somatório de todas as ações e os investimentos realizados, no ano de 2007, resultaram numa produção de R$ 3,7 milhões. O investimento assistencial foi de 78,16% de toda a receita institucional. No ano passado, quando completou 50 anos, um dos reconhecimentos públicos mais expressivos veio da pesquisa Top of Mind, segundo a qual 98% dos porto-alegrenses reconheceram a marca do Mensageiro da Caridade, e 91% das pessoas ouvidas destacaram a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela Entidade.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)