Câmara homenageia 169 anos da Brigada Militar
Os 169 anos da Brigada Militar foram homenageados pelo Legislativo Municipal na tarde desta quinta-feira (30/11). Falando em nome da Mesa Diretora, a vereadora Mônica Leal (PP) salientou os grandes serviços prestados ao Estado pela corporação ao longo de sua história, enaltecendo a garra e bravura com que os soldados têm se dedicado à defesa dos cidadãos gaúchos.
Representando o governo do Estado, o comandante-geral da BM, coronel Airton Carlos da Costa, ressaltou que uma homenagem como essa nos deixa muito sensibilizados, servindo de estímulo para continuarmos desenvolvendo nossas atividades. Citou programas desenvolvidos pela BM, como os que visam retirar os jovens das drogas e trazê-los, através de orientação, de volta ao seio da sociedade.
Costa argumentou que grande parte da criminalidade atual é originada da violência doméstica. Ele entende que essas situações precisam ser resolvidas na sua origem, sob pena das ações resultarem inócuas. Lamentou as faltas de alternativas para cidadãos ex-apenados, que não encontram colocação no mercado de trabalho após o cumprimento de suas penas.
A corporação foi criada em 18 de novembro de 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Em 1892, passou a se chamar Brigada Militar. A partir de 1968, a Brigada passou a executar, com exclusividade, as atribuições de policiamento ostensivo. O texto constitucional de 1988 atribuiu à corporação também as atividades de preservação da ordem pública, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e de defesa civil.
Por suas bancadas, falaram os vereadores professor Garcia (PPS), Adeli Sell (PT), Bernardino Vendrusculo (PMDB), Elói Guimarães (PTB), Cláudio Sebenelo (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Ervino Besson (PDT), José Ismael Heinen (PFL) e João Carlos Nedel (PP). Sob a regência do sargento Pedro Maidana, a banda da Ajudância Geral da BM executou os hinos Nacional e do RS.
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)