Sessão Extraordinária

Câmara homenageia Instituto dos Advogados do RS

Sulamita Cabral, na tribuna da Câmara Foto: Ederson Nunes
Sulamita Cabral, na tribuna da Câmara Foto: Ederson Nunes
Na tarde desta quinta-feira (5/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão extraordinária para prestar homenagem ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), que completou 87 anos de fundação. Presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), a sessão contou com a presença do vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, e o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Pellizzer.

A homenagem ao Iargs foi proposta pelo vereador Alberto Kopittke (PT). “A advocacia é a pedra no sapato do arbítrio”, disse o parlamentar, que ressaltou a importância de usar o direito como ferramenta para uma sociedade mais justa. “O Iargs estará sempre deste lado, disputando as mentes dos novos advogados para que não pensem apenas no benefício individual, mas no coletivo, no interesse público.”

A presidente do Iargs, Sulamita dos Santos Cabral, lembrou que a fundação do Instituto ocorreu em 26 de outubro de 1926, numa iniciativa de personalidades consagradas, como Maurício Cardoso, Osvaldo Aranha, Leonardo Truda e Miguel Tostes. “Foram 169 bacharéis que se reuniram com o objetivo de fazer com que a profissão de advogado fosse regulamentada, baseados na ideia do Instituto dos Advogados Brasileiros”. Segundo ela, a regulamentação só ocorreu após a revolução de 1930. “Osvaldo Aranha prometeu que criaria a Ordem dos Advogados do Brasil, o que acabou acontecendo.”

Sulamita acrescentou que, no Iargs, existem grupos de estudos com foco, entre outros temas, em direito de família, trânsito e direito eleitoral. “Nossa missão é auxiliar a sociedade e a cidadania”, concluiu. 
Também participaram da sessão os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Airto Ferronato (PSB), Elizandro Sabino (PTB), Mauro Pinheiro (PT) e Valter Nagelstein (PMDB).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)