Plenário

Câmara homenageia os 175 anos da Brigada Militar

Coronel Altair lembrou a história da BM e lamentou atos do crime organizado Foto: Elson Sempé Pedroso
Coronel Altair lembrou a história da BM e lamentou atos do crime organizado Foto: Elson Sempé Pedroso
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou ao subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (19/11), um diploma alusivo às comemorações pelos 175 anos de fundação da BM do Rio Grande do Sul. A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT).

Ao agradecer a homenagem, o coronel Altair lamentou os atos criminosos que estão ocorrendo em São Paulo, onde o crime organizado promove assassinatos de civis e execuções de policiais, e considerou esses episódios como "uma afronta inaceitável ao poder público". Cunha lembrou que a Brigada nasceu como organização monárquica em 1837, depois da Revolução Farroupilha, mas se tornou republicana por opção. Surgiu ainda à época do reinado de Dom Pedro I, tendo estado presente em vários episódios da história brasileira, como a Guerra do Paraguai e as Revoluções de 1923 e de 1930. "O ponto alto da corporação foi a sua participação no Movimento pela Legalidade, quando ajudou a manter o governo legitimamente eleito. A Brigada Militar não é uma corporação dos brigadianos, mas sim de toda a sociedade gaúcha."
 
Orgulho
 
Em nome da Câmara, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) afirmou que a BM se constitui em orgulho para todos os gaúchos, especialmente no momento em que o tema segurança pública ganha tanta evidência. "A Brigada vem se empenhando em construir uma nova política de segurança urbana, onde a política cidadã se afirme." Segundo Comassetto, a Brigada foi se constituindo e se moldando ao longo da história do Estado, chegando aos dias atuais como uma autarquia que serve de exemplo nacional pela sua atuação. "O Rio Grande do Sul pode se orgulhar de contar com a Brigada Militar. A Câmara Municipal precisa promover debates para que a segurança pública seja vista e entendida pelo papel que desempenha e que a Brigada Militar sabe fazer muito bem."

Também se manifestaram, representando suas bancadas, os vereadores Kevin Krieger (PP), Airto Ferronato (PSB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Carlos Todeschini (PT), Alceu Brasinha (PTB) e Valter Nagelstein (PMDB).

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)