Plenário

Câmara homenageia os 70 anos da República Italiana

Período de Comunicações, na sessão ordinária desta segunda-feira, foi destinado à homenagem

  • Homeagem aos 70 anos da República Italiana. Na foto: Representante da Massolin de Fiori  Societá Taliana, Zélia Maria Conti, cônsul geral da itália em Porto Alegre, Nicolas Occhipinti, presidente da CMPA ,vereador Cássio Trogildo, vice-presidente do centro Calabrês do Rio Grande do Sul, Carmine Motta e a presidente do Comites, Roselina Zorzi.
    Coral "I Amici de la Massolin" interpretou o Hino da Itália (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homeagem aos 70 anos da República Italiana. Na foto: Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti na tribuna do plenário.
    Nicola Occhipinti lembrou que um terço dos gaúchos tem origem italiana (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Aberto com a interpretação do Hino da Itália pelo coral "I Amici de la Massolin", o período de Comunicações da tarde desta segunda-feira (30/5), na Câmara Municipal, celebrou o 70º aniversário da instauração da república na Itália. Proposta pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), a homenagem refere-se à data em que, após duas grandes guerras e uma ditadura autoritária de ideologia fascista, o país escolheu a república como forma de governo ante à monarquia, através de um referendo ocorrido em 2 de junho de 1946.

Durante seu pronunciamento, Cecchim enfatizou o orgulho dos descendentes de imigrantes italianos que vivem em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. “Pela representatividade da colônia italiana, me sinto orgulhoso de lembrar desta data”. Recordando todo o processo constituinte italiano, primeira oportunidade em que as mulheres foram às urnas no país, o vereador reforçou os ideais democráticos durante o processo. “A República nasceu do modo menos traumático possível: através do voto popular e, depois de 170 encontros, aprovou-se a constituição da Itália, que entrou em vigor em 1° de janeiro de 1948".

O cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, se disse emocionado com a homenagem. “É uma honra estar aqui, pois o Rio Grande do Sul tem um terço dos habitantes de origem italiana, e qualquer italiano que viaja por este estado é muito bem acolhido e tem a sensação de estar em casa” afirmou. Segundo ele, “o carinho atribuído pelos gaúchos não tem preço”. Estiveram presentes também o vice-presidente do Centro Calabrês do Rio Grande do Sul, Carmine Motta, a presidente do Comitato degli Italiani all"Estero (Comites)/RS, Rosalina Zorzi, e a representante da Massolin De Fiori Societá Taliana, Zélia Maria Conti.


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)