Plenário

Câmara lembra independência do Líbano

Malcon: "Rerguer o Líbano foi possível graças à união de seu povo" Foto: Mariana Fontoura
Malcon: "Rerguer o Líbano foi possível graças à união de seu povo" Foto: Mariana Fontoura

A Câmara Municipal de Porto Alegre registrou hoje (22/11) a passagem do 67º aniversário da independência do Líbano, comemorada em 22 de novembro. A homenagem, realizada no período de Comunicações, foi sugerida pelos vereadores João Dib (PP) e João Carlos Nedel (PP). Dib lembrou da história do país e suas principais características religiosas, geográficas e culturais. "O Líbano é um pequeno país da Ásia Menor, mas com um grande povo."

Dib acrescentou que, no Brasil, a maioria dos libaneses é chamada de "turco" e explicou porque isso acontece. Segundo ele, os imigrantes libaneses que chegavam ao Brasil traziam passaporte da Turquia, que, à época, dominava o Líbano. "Mas nos 70 anos em que vivo no Brasil, conheci apenas dois turcos de origem. Os demais eram libaneses. E como diz a letra do hino nacional, "somos todos da Pátria, de sua honra e de sua bandeira"".

O cônsul honorário do Líbano em Porto Alegre, Ricardo Malcon, agradeceu ao vereador e à Câmara a homenagem ao povo libanês. Disse que só quem conhece o Líbano pode observar a beleza de seu país. "As pessoas ficam surpresas com a beleza e grandiosidade da capital (Beirute), reconstruída após 30 anos de conflitos internos e externos. Estas pessoas também perguntam como foi possível reerguer o país em tão pouco tempo. Isso foi possível graças à união, igualdade e liberdade do povo libanês."

O Líbano

O país conquistou sua independência em 22 de novembro de 1946. O território, localizado no Oriente Médio, possui 270 quilômetros de extensão por 70 de largura. A maioria dos habitantes é árabe, assim como a língua, embora o francês e o inglês sejam muitos usados. O Líbano é o único Estado árabe em que o cristianismo predomina, apesar de o país não ter religião oficial. A capital libanesa é Beirute.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Câmara assinala 67 anos de independência do Líbano