Sessão Solene

Câmara destaca 68 anos da independência libanesa

Dib lembrou as raízes libanesas Foto: Mariana Fontoura
Dib lembrou as raízes libanesas Foto: Mariana Fontoura
Os 68 anos de independência da República do Líbano foram lembrados nesta terça-feira (22/11) na Câmara Municipal de Porto Alegre em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador João Dib (PP), descendente de libaneses. O Líbano conquistou sua independência da França em 22 de novembro de 1946.

Dib observou que a presença da civilização no que é hoje o território do Líbano remonta há mais de sete mil anos. Fez um histórico do país e lembrou versos do maior poeta libanês, Khalil Gibran, "que morreu 12 anos antes da independência". O vereador recordou que até 2006 o país viveu uma estabilidade considerável, com a reconstrução quase completa de Beirute. Lamentou, porém, que este ciclo tenha sido interrompido por causa da guerra de Israel contra o Hezbolah. "Para que o Líbano continue se desenvolvendo, é preciso que todos os libaneses e seus descendentes espalhados pelo mundo rezem a oração que dom Luciano Mendes nos ensinou: "...Pai Santo e Misericordioso, olhai benigno para o povo do Líbano. Não permitais que vosso rebanho seja disperso e destruído. Concedei a vossos filhos tão sofridos a paz que Jesus nos prometeu..." 

O cônsul honorário do Líbano em Porto Alegre, Ricardo Malcon, agradeceu ao vereador e à Câmara a homenagem ao povo libanês. "Hoje é o dia mais importante para os libaneses de todo o mundo. "O Líbano é pequeno em tamanho, mas é uma grande nação." Lembrou que há milhares de descendentes espalhados pelo mundo e que sente "orgulho da integração que os libaneses têm com os brasileiros".

O Líbano

O país tem seu território localizado no Oriente Médio e possui 270 quilômetros de extensão por 70 quilômetros de largura. A maioria da população é árabe, assim como a língua principal. O francês e o inglês, porém, também são muitos usados. O Líbano é o único Estado árabe em que o cristianismo predomina, apesar de o país não ter religião oficial. A capital libanesa é Beirute.

A sessão foi presidida pelo vereador Toni Proença (PPL) e teve a presença dos vereadores Luiz Braz (PSDB), Nelcir Tessaro (PSD), Idenir Cecchim (PMDB), João Carlos Nedel (PP), Dr. Raul Torelly (PMDB) e Elói Guimarães (PTB), além de representantes da comunidade libanesa de Porto Alegre. 

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)