Câmara Municipal recebe visita de comitiva portuguesa
O vereador João Carlos Nedel (PP), representando a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu a visita de delegação portuguesa, liderada pelo presidente da Câmara da cidade de Horta, João Fernando Brum de Azevedo e Castro, no início da tarde desta sexta-feira (9/11). A visita marcou o encerramento de roteiro de atividades da comitiva em comemoração aos 260 anos da imigração açoriana na Capital.
Conforme Azevedo e Castro, a representatividade do presidente da Câmara de Horta corresponde ao estatus do prefeito em Porto Alegre. "Assim como a Assembléia Municipal de Horta, significa esta Câmara Municipal, que ora visitamos", esclareceu o português. Ele afirmar ainda que "estreitar laços entre os povos que fazem parte da história açoriana" foi o principal motivo da visita em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
Nedel exaltou a importância histórica desses laços ao falar do trabalho que desenvolve como presidente da Frente Parlamentar do Turismo em Porto Alegre. "Trabalhamos em desfesa do avanço da cultura do turismo com o equilíbrio e a preservação ambiental", explicou. O vereador ressaltou as ilhas do Guaíba como um potencial turistíco da Capital: "podem sediar atividades em embarcações e pesca, a exemplo do que ocorre em ilhas portuguesas".
Além de Azevedo e Castro, estiveram na Câmara Municipal de Porto Alegre, o escritor Genuíno Madruga e o presidente da Sociedade Filarmônica Unânime Praiense. A orquestra é considerada uma das embaixadoras das ilhas açorianas e estará se apresentando, com cerca de 60 músicos, na noite de hoje, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Horta
Situada no sudeste da Ilha do Faial, na Região Autônoma dos Açores, Horta é uma cidade de cerca de 6.400 habitantes e com uma área de aproximadamente 8,5 km². É uma das sedes da Administração Regional e sede da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. A cidade sedia o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, sendo servida por um moderno Aeroporto Internacional, o mais importante das chamadas Ilhas do Triângulo do Arquipélago dos Açores: São Jorge, Pico e Faial.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)