Institucional

Câmara nos Bairros: comunidade do Sarandi obtém retorno sobre demandas

Mauro Zacher (c) reuniu-se com moradores do bairro Sarandi Foto: Mariana Fontoura
Mauro Zacher (c) reuniu-se com moradores do bairro Sarandi Foto: Mariana Fontoura

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), acompanhado dos procuradores do município Simone Somensi e Filipe Costa Ramos e do diretor de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Francisco Pinto, reuniu-se, nesta terça-feira (26/6), com representantes da Vila Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Sarandi, zona norte da Cidade. Na ocasião, Zacher explicou as providências tomadas quanto às principais demandas dos moradores da comunidade, apresentadas durante o Câmara nos Bairros ao Sarandi no dia 22 de abril deste ano.

Na sua quarta edição, o Câmara nos Bairros, que prevê a visita dos vereadores a diversos bairros da Cidade, teve um roteiro de visitas que se iniciou em frente à Escola Comunitária de Educação Infantil Trenzinho da Alegria. Ali, a diretora da instituição, Leoni de Oliveira Rosa, juntamente com moradores do entorno, apresentaram fotos da escola danificada pelos alagamentos em dias de chuva. A confluência da Rua Nosso Senhor do Bom Fim com a Bangu e a José Paris foi apontada como um dos pontos mais graves. Além disso, os proprietários de  imóveis residenciais e comerciais informaram que "o caso se agravou quando um grande terreno na Rua Nosso Senhor do Bom Fim foi vendido e os proprietários do imóvel fizeram uma obra de canalização inadequada".

Após averiguar o local, acompanhado de representantes de diferentes secretarias municipais, o vereador Mauro Zacher (PDT) explicou que o terreno havia sido adquirido pelo proprietário do Posto Garoupa. "A prefeitura acionou o empresário para que solucione o problema e faça a adequação necessária na canalização." Além disso, disse Mauro Zacher, há necessidade da realização de obra, através do Departamento de Esgoto Pluvial do Município (DEP), na Travessia da Avenida Assis Brasil, "a qual está com projeto em andamento, a fim de eliminar os alagamentos em questão".

Retorno

Ao relatar os encaminhamentos feitos pela Câmara ao Executivo Municipal e ao Judiciário, Zacher lamentou não ter havido acordo entre as partes, após sucessivas tentativas de negociação da Prefeitura com o proprietário do Posto Garoupa para obras de adequações no terreno que obstrui passagem e impede a drenagem da água da chuva em ruas dessa comunidade." Os procuradores do Ministério Público que tratam do caso entraram com ação judicial para que o Executivo possa entrar no terreno e realizar as obras necessárias. Segundo os procuradores, não há prazo previsto para a Justiça se pronunciar sobre o caso. O representante do DEP, engenheiro Francisco Pinto, alertou que o problema de inundação na localidade deve ser tratado em duas etapas: remoção de tubulação no terreno e substituição de galerias correspondentes à travessia da Avenida Assis Brasil, acrescentando que "está em trâmite o processo licitatório para contratação de  empresa que fará a troca dessa galeria".

Mauro Zacher explicou que "tudo o que foi registrado na visita do Câmara nos Bairros foi encaminhado sob a forma de relatório à Prefeitura Municipal", citando atendimentos realizados, que obteve a intervenção de agradecimento de uma das moradoras do local, a qual disse que " depois dessa  visita, houve melhorias, inclusive na desobstrução das bocas de lobo das ruas". Zacher prometeu que a Câmara manterá os moradores informados sobre o resultado do processo judicial que envolve o terreno do proprietário do Posto Garoupa, bem como sobre o calendário de obras aprovadas para melhorias na travessia da Avenida Assis Brasil. Ao final, ficou agendado no encontro entre as partes envolvidas, em 60 dias.

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)