Presidência

Câmara participa de fórum sobre logística em Xangri-lá

Evento contou com as presenças de ministros, do governador e do presidente do Legislativo da Capital

  • IX Fórum - Os caminhos do Rio Grande: Presente e Futuro da Logística Brasileira.
    Nagelstein (na primeira fila à direita) no evento realizado na Saba (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • IX Fórum - Os caminhos do Rio Grande: Presente e Futuro da Logística Brasileira. Na foto, o governador do Estado, José Ivo Sartori, a vereadora Comandante Nádia, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein.
    O presidente (d) com a vereadora Nádia, ministro e governador (e) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio de seu presidente, Valter Nagelstein (PMDB), e dos vereadores Comandante Nádia (PMDB) e Idenir Cecchim (PMDB), participou, na tarde desta sexta-feira (16/2), do 4º Fórum Os Caminhos do Rio Grande, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-lá. A iniciativa, da Rede Pampa, integra o Projeto RS Sustentável e teve como tema central o presente e o futuro da logística brasileira. O Fórum foi aberto pelo governador José Ivo Sartori e contou com palestras dos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil; e Carlos Marun, da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Nagelstein disse que Porto Alegre precisa trabalhar para receber investimentos federais em infraestrutura e transportes. “O Parlamento foi convidado, e estamos aqui para reivindicar espaços para Porto Alegre nestas questões.” O vereador disse que é preciso unir esforços para fazer avançar projetos que qualifiquem o transporte coletivo de Porto Alegre. Deu como exemplo a ampliação do aeromóvel, com implantação de linha circular no Centro Histórico e ligando universidades. “Brasilia, Rio de Janeiro e Recife são capitais que têm ganhado investimentos federais, e Porto Alegre não. É preciso que as forças políticas estejam arregimentadas para buscar estes investimentos enquanto a lógica tributária federalista perdurar.” 

Recuperação fiscal 

Sartori afirmou estar otimista em relação à possibilidade de o Estado aderir ao regime de recuperação fiscal, como forma de devolver a capacidade de investimentos em áreas prioritárias como segurança, saúde, educação, políticas sociais e infraestrutura. O governador disse que, nos últimos anos, mesmo diante das dificuldades, foi possível recuperar 3 mil quilômetros de rodovias, ampliar o número de voos entre aeroportos regionais e tirar uma média de 150 caminhões da BR-116 por dia, devido à parceria público-privada com a Celulose Riograndense no Porto de Pelotas. Sartori também defendeu a intermodalidade, as parceiras público-privadas e a redução do custo logístico para produtores como forma de alavancar o setor de infraestrutura do Estado. 

Padilha fez um panorama do setor logístico do país. Afirmou que o Brasil e o Rio Grande do Sul têm um grande potencial logístico, atualmente subutilizado. Citando as hidrovias, que representam apenas 5% dos modais brasileiros, o ministro lembrou que há 42 mil quilômetros de hidrovias navegáveis no país. O ministro defendeu ainda a adesão do Estado ao plano de recuperação fiscal. “Não podemos continuar gastando mais do que arrecadamos, e o Rio Grande do Sul faz isso desde 1973, com pequenos períodos de recuperação. Precisamos dar um basta nisso e é agora, porque amanhã será mais custoso e mais penoso.”

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)

Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)