Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Nos discursos de Grande Expediente e de Lideranças da sessão plenária de hoje (27/10) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ELEIÇÕES - Reginaldo Pujol (DEM) falou sobre o segundo turno das eleições e cumprimentou os candidatos vitoriosos, além das alianças partidárias feitas no Rio Grande do Sul. “Ainda que eventualmente frustrados por não termos consumado a mudança, no apoio à candidatura de Aécio Neves, nesse dia nos cabe até mesmo parafrasear Sartori: nós, democratas, podemos dizer que o nosso partido é o Brasil”, disse. O vereador ainda destacou as posturas regionais dos partidos PMDB e PP por não seguirem a linha de apoio nacional ao PT. Por fim, lembrou que mais de 60% dos brasileiros não apoiaram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, somando os votos no candidato tucano, brancos e nulos, e salientou a postura de oposição ao governo de seu partido. (JM)

JORNALISMO - Mônica Leal (PP) saudou os 80 anos da Rádio Bandeirantes e o serviço prestado pela emissora ao jornalismo gaúcho. “São excelentes profissionais e fazem um time de grande diferença”, disse a vereadora, que destacou o programa Jornal Gente, do qual é ouvinte. Mônica falou sobre a história da rádio, criada em 27 de outubro de 1934, e suas mudanças, desde que foi adquirida pela Rede Bandeirantes, em 1980. Também lembrou de sua cooperação semanal no Band Repórter, apresentado por Milton Cardoso e que conta com participação de diversas mulheres gaúchas. (JM)

BANDEIRANTES – Waldir Canal (PRB) também homenageou os 80 anos da Rádio Bandeirantes. Destacou o trabalho desenvolvido pelos diretores Leonardo Meneghetti e Renato Martins e pelos demais profissionais da rádio, "que tem um jornalismo diferenciado, com entrevistas e muita interatividade com seus ouvintes e pluralismo de opiniões, chegando a várias cidades do interior do estado. "É uma rádio que tem opiniões que guiam a opinião pública, com debates que proporcionam a reflexão e melhorias ao nosso cotidiano." (CS)

DILMA – Jussara Cony (PCdoB) manifestou sua emoção pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff. "O povo foi salvo do retorno do poder às mãos de uma coligação reacionária comandada pelo PSDB e seu candidato derrotado Aécio Neves. Se vencessem, o governo cairia nas mãos de golpistas e revanchistas, derrubando conquistas que fortaleceram o país ao longo de 12 anos de conquistas sociais." Ressaltou que, na vitória de Dilma, ficou evidente o valor do povo e da militância, "indissociável da liderança da presidenta Dilma, que conquistou o coração do povo". Destacou ainda a necessidade de reforma política e da mídia para evitar o golpismo: "Somos o resultado de muita luta do povo. Não passarão o atraso e o golpismo da mídia." (CS)

GOLPE – Alberto Kopittke (PT) saudou a eleição de José Ivo Sartori e desejou um bom governo ao peemedebista. Também se referiu à "tentativa de ataque à democracia brasileira" por conta de notícias veiculadas pela revista Veja. "Vimos a repetição do que aconteceu em 1954 e em 1961, quando forças golpistas tentaram dar um golpe. Em 1964 conseguiram derrubar Jango e instaurar uma ditadura que durou 25 anos. Barraram as Diretas Já em 1985 e, em 1989, se uniram e elegeram Fernando Collor. Vinte milhões de panfletos foram distribuídos pela editora Abril no final de semana com mentiras que serão comprovadas na Justiça. Tentaram dar golpe na democracia do Brasil, mas foram derrotados." (CS)

UNIÃO – Cláudio Janta (SDD) saudou o governador eleito José Ivo Sartori e a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Desejou que o Brasil possa caminhar unido para combater problemas como inflação, juros altos e o desmonte das empresas públicas e lutar pelo fim do fator previdenciário e pela redução da jornada de trabalho e geração de emprego e renda. Também defendeu que o Pronatec seja reavaliado, pois só é oferecido para quem tem curso superior. Admitiu que a imprensa muitas vezes comete erros, mas afirmou que é preciso investigar os desvios de recursos da Petrobras. "O Brasil precisa se recompor e seguir em frente, e a presidenta Dilma tem esse papel de estadista." (CS)

MOBILIZAÇÃO Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que a mudança que o povo precisa está na mobilização. “É na mobilização e na possibilidade de que jovens e trabalhadores entendam que podemos buscar nossos direitos nas ruas que vejo a mudança”, afirmou. Durante seu discurso, a vereadora ressaltou que o PSOL estará na oposição ao novo governo. “Faremos um enfrentamento forte na defesa dos trabalhadores e da juventude”, afirmou. (TA)

MILITÂNCIA - Engenheiro Comasseto (PT) parabenizou a presidenta reeleita, Dilma Rousseff, e destacou a forte militância dos partidos aliados por acreditarem na continuidade de um projeto político. "O povo concedeu à Dilma mais quatro anos para continuar seu trabalho", disse. O vereador parabenizou o novo governador do estado gaúcho, José Ivo Sartori, pela vitória expressiva. "Contudo, não abdicaremos das nossa posições aqui no estado", ressaltou Comasseto, que citou a necessidade de o novo governador dar continuidade aos projetos que beneficiam o cidadão gaúcho. O vereador destacou a formulação da reforma política como um projeto prioritário dos governos, para que o Brasil evolua em torno da democracia social "para um povo clama por menos corrupção". (JD)

APOIO - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que quase metade dos cidadãos brasileiros não votou na presidenta Dilma Rousseff, apesar de ela ter se reelegido. Citou a matéria de capa da revista Veja, destacando que o povo continua duvidando que a presidenta não sabia dos desvios fiscais da Petrobras. Cecchim agradeceu aos partidos que ajudaram José Ivo Sartori a se eleger governador do estado do Rio Grande do Sul e ressaltou que ele fará um governo simples, objetivo e eficiente. O vereador afirmou que é preciso o apoio de todos ao novo governo do estado para que ele consiga alcançar seus objetivos. (JD)

REFLEXÃO - Kevin Krieger (PP) cumprimentou o novo governador do estado, José Ivo Sartori, e destacou o apoio do Partido Progressista à sua vitória. Discordou da vereadora Jussara Cony e disse que os porto-alegrenses entenderam que o candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, era o melhor candidato para governar o Brasil. "Se os votos válidos agregassem os votos nulos e brancos, talvez o resultado da eleição fosse diferente, mostrando que o projeto do PT, até agora, não foi tão bem recebido pelos brasileiros", disse. O vereador ressaltou a importância da reflexão sobre o que é importante para o Brasil, "pois é isso que queremos, que o país avance em todos os sentidos". (JD)

REGIÃO SUL - Mario Manfro (PSDB) saudou o novo governador do estado gaúcho, José Ivo Sartori, "a quem o meu partido teve o prazer de apoiar no segundo turno". O vereador afirmou que se orgulha de ter suas raízes na região sul do Brasil, pois tanto no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o candidato Aécio Neves ganhou a eleição para presidente. Manfro ironizou as vestes brancas do ex-presidente Lula e de Dilma Rousseff, durante a comemoração da reeleição. "Este branco deve significar a pureza deles ou significa que eles realmente não sabiam", disse. (JD) 

FUTURO - Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que o futuro dos seus filhos e netos está nas mãos dos governantes que regem o Brasil. "Neste momento, mais uma vez, o futuro deles está sob a responsabilidade de Dilma Rousseff", disse. Ele destacou as palavras de agradecimento de José Ivo Sartori ao povo gaúcho, ao discursar sobre sua vitória, e ressaltou os projetos políticos da nova gestão para um estado mais unido, em busca de objetivos comuns. O vereador afirmou que o Brasil pede mais saúde, segurança e educação para o povo e que Estará torcendo para qualquer governante, contanto que ele escute as reivindicações de toda a população. (JD)

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
  Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)