Plenário

Câmara saúda os 15 anos do Projeto Conte Mais

Periodo de Comunicações em homenagem a Federação Espirita do Rio Grande do Sul,representado pelo Sr. Gabriel Nogueira Salum.
Gabriel Salum ocupou a tribuna para falar de atividades da Fergs (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam, na sessão ordinária desta segunda-feira (7/5), a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) para homenagear o transcurso dos 15 anos do projeto Conte Mais. Para falar sobre o programa, o presidente da federação, Gabriel Nogueira Salum, destacou o trabalho de contação de histórias realizado pela entidade ao longo dos anos.

Salum disse que o Conte Mais tem alcançado milhares de crianças e adolescentes na Capital e no Estado. Segundo ele, por meio da contação de histórias o projeto trabalha com valores morais universais com intuito de reintegrar jovens e crianças no contexto social, trabalhando o estímulo pela leitura. “Para superar as dores das mazelas sociais que se impõem sobre os jovens”, acrescentou.

Conforme o presidente da Fergs, o Conte Mais tem um ônibus que vai ao encontro de instituições, trazendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além do projeto, as crianças recebem alimentação e outras atividades pedagógicas. “Temos a firme convicção de que os índices de criminalidade e de corrupção acabam corroendo nossas estruturas. E isso tem nascedouro da ausência de uma educação firme e sólida”, declarou.

Com mais de mil histórias em livros ilustrados para o público infanto-juvenil, o presidente da entidade garantiu que a medida busca reduzir a violência nas escolas e fazer com que jovens sejam melhor inseridos em seus lares e na sociedade. Ele ainda ressaltou que é preciso educar moralmente e dar bons exemplos às crianças. “O programa Conte Mais tem essa perspectiva transformadora”, enfatizou.  

Vereadores

Falando em nome da Mesa Diretora, o vereador Thiago Duarte (DEM), preponente da homenagem, afirmou que o projeto é uma atividade lúdica que mostra também a importância dos fundos municipais, por contar com o incentivo do Funcriança. “Teremos menos crianças nas ruas. Podemos traçar um novo paradigma a estas crianças, fazendo com que possam ter exemplos norteadores em suas vidas”, disse. Para o vereador, o trabalho ainda envolve a saúde pública e a prevenção contra a criminalidade. “O alcoolismo inicia-se em crianças de 11 e 12 anos. Projetos públicos e emancipadores podem evitar esse caminho”, constatou. Segundo Thiago, por não ter uma matriz religiosa, o Conte Mais trabalha com alicerces morais que cabem em todas as religiões. O vereador destacou que o projeto promove sementes de esperança, amor, paz e um futuro melhor. 

O vereador João Bosco (PDT) manifestou apoio às atividades da Federação Espírita. Para ele, o projeto Conte Mais tem um resgate importante no momento em que se vive uma crise ética e moral, no qual pessoas perderam seus princípios e o respeito pela hierarquia. “Dentro da espiritualidade de cada um nada acontece por acaso. Esse é um projeto com uma profundidade muito grande da inclusão social, da interação das crianças com seus instrutores e com a realidade da leitura”, defendeu. Ainda de acordo com seu entendimento, é com essa iniciativa que começa a possibilidade de poder olhar para dentro de si, para se desenvolver pessoalmente e espiritualmente.  

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)