Cavalo Amigo pede ajuda para ampliação de atendimento
Pedir auxílio para a ampliação do atendimento as crianças com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem através da equoterapia esteve em pauta, nesta terça-feira (10/5), na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal. O tema foi apresentado pelo Centro de Equoterapia Cavalo Amigo, que desenvolvem a terapia numa parceria com a Sociedade Hípica Porto Alegrense (SHPA). O elevado custo é a justificativa para a solicitação de auxílio público.
A pedagoga Maria Luiza Silva Bonczynski justificou o pedido de incentivo dos vereadores ao projeto Cavalo Amigo porque, segundo ela, o tratamento é muito caro. O custo individual, para quatro sessões mensais, chega a R$ 800,00. São 38 crianças por semana atendidas, para uma fila de mais de 300. O custo para cada criança é muito caro, além de custos com o animal, alega Maria Luiza.
Equoterapia
Sandro Fernandes, educador físico e coordenador do projeto, disse que a equoterapia iniciou no exército para reabilitar militares, e que hoje é considerada uma terapia interdisciplinar centrada em quatro pontos: fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e educação física. É um projeto que não é só para crianças especiais. O cavalo dá o limite para a criança, ajuda na confiança e autoestima, argumenta ao dizer que o atendimento também é adequado para jovens com hiperatividade. Ele sugere a terapia inclusive para casos de violência escolar.
Fernandes coloca que, uma criança especial, que tem amplitude limitada, ao subir no cavalo se torna uma criança normal como qualquer outra dita normal. Sobre o projeto, o coordenador informa que existem alunos com gratuidade, aonde empresas adotam o tratamento da criança com comprovação de vulnerabilidade social. Hoje temos quatro empresas que adotam quatro crianças. E atendemos cinco crianças do educandário São João, destaca.
Convênio
O presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB), entende que a parceria do jovem com o cavalo é benéfica, e informou que a comissão irá enviar o projeto Cavalo Amigo para análise da Secretaria Municipal da Educação (SMED), para avaliar a possibilidade de fazer convênio para colocar crianças da própria rede municipal. Garcia completou que o projeto também será remetido para as pastas municipais da Saúde e do Esporte, e posteriormente uma nova reunião na CECE será marcada. O vereador DJ Cássia (PTB) participou da reunião.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)