Comissões

Cece recebeu denúncias sobre Escola Técnica de Saúde

Rosa, ao microfone, com Sofia, falou sobre fim do ensino médio Foto: Kaiser Konrad
Rosa, ao microfone, com Sofia, falou sobre fim do ensino médio Foto: Kaiser Konrad

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) ouviu nesta terça-feira (26/7) denúncias feitas pelo estudante Ari Oclézio Alves da Rosa. O aluno acusa a direção da Escola Técnica em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de ter fechado o ensino médio em 2006 sem consultar a comunidade, além de terminar com os estágios dos cursos técnicos neste ano, prejudicando um grande número de adolescentes.

O professor da escola e integrante do Conselho Escolar, Danilo Paiva, disse que se criou uma situação constrangedora com uma série de trapalhadas da atual direção, o que tem deixado  a comunidade escolar intranqüila. A direção da escola não se fez presente à reunião alegando que os problemas já foram resolvidos.

A vice-presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), disse que o fechamento de cursos sempre é uma coisa grave. Esse assunto, conforme afirmou, merecerá toda a atenção da Cece e que solicitará informações ao Conselho Estadual de Educação, Secretaria Estadual da Educação, direção da escola, direção do Hospital de Clínicas e ao Ministério Público.

Os vereadores querem saber as razões que motivaram o fechamento, a relação de alunos que cancelaram as matrículas e para onde estão sendo encaminhados os estudantes para estágio. Querem saber ainda quais as possibilidades de se reabrir o ensino médio. Também será agendada uma visita à escola.

A vereadora Neuza Canabarrro (PDT) disse que esta questão é mais um indício de que as coisas vão mal. “É preciso uma justificativa forte para o fechamento”, enfatizou. Neuza também defendeu uma maior integração de todas as instâncias para a solução das questões relacionadas à educação.

Participaram da reunião, realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Educação.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)