Carnaval

Cece visita barracões no Complexo Cultural do Porto Seco

Vereadores visitaram os 15 barracões do Porto Seco Foto: Eduarda Amorim
Vereadores visitaram os 15 barracões do Porto Seco Foto: Eduarda Amorim

Trabalho intenso nos preparativos do carnaval de Porto Alegre e boas condições de trabalho nos barracões do Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte da cidade. Foi o que encontraram os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) em visita ao equipamento da prefeitura. Todos os 15 prédios foram visitados pelos vereadores ao lado titular da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Sergius Gonzaga e do presidente da Associação das Entidades Carnavalescas da Capital e do Rio Grande do Sul (Aecepars), Ademir Moraes, o Urso.

Segundo o representante das escolas, este será o melhor carnaval já visto na Capital. Urso elogia o trabalho da prefeitura e avisa que 2011 marcará uma nova etapa na avenida. “Tanto pela estrutura montada pela prefeitura como pelo espetáculo que cada escola apresentará na avenida, o desfile marcará época”, empolga-se. Urso também defende o carnaval como gerador de renda e emprego o ano todo. Segundo ele, atualmente são 1,8 mil profissionais neste segmento. Sobre a construção de uma pista definitiva no Porto Seco, ele admite que o orçamento do Executivo não admite uma obra estimada entre R$ 30mi e R$40 mi. “Esperamos que a prefeitura estabeleça uma parceria”, pondera.

Já o secretário Sergius Gonzaga admite que uma estrutura de sambódromo faz falta aos carnavalescos, mas lembrou que o orçamento não cobre custos de obra deste porte. Entretanto, sinaliza com a possibilidade de ter aprovado por parte do Ministério do Turismo projeto que permitiria construir entre 30% e 40% da estrutura definitiva. O projeto é da Secretaria Municipal do Turismo. “A pista definitiva é o salto final que precisamos para qualificar o carnaval de Porto Alegre”, avalia. Outra ação indicada por Gonzaga é a realização, a partir de abril, de oficinas sistemáticas voltadas à temática do carnaval.

Vereadores

Para o presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB), a comissão pode observar que o carnaval de Porto Alegre está em evolução, e elogiou o trabalho das escolas nos barracões do Porto Seco. Ele ressalta, conforme tratado em reunião da terça-feira passada (22/2), que é preciso que o Complexo seja ocupado o ano inteiro. “A Cultura e o Esporte acordaram que teremos atividades o ano inteiro”, informa Garcia.

Fernanda Melchionna (PSOL) ressaltou o esforço das comunidades na construção das alegorias e ressaltou que existe a necessidade de discutir o andamento das reformas para que o espaço seja melhor aproveitado. “Queremos que as obras da Copa possibilitem um acesso melhor ao local”, exemplificou Fernanda. Tarciso Flecha Negra (PDT) destacou a expectativa de um “grande carnaval” e acredita que, com a pista definitiva, Porto Alegre atrairá um número maior de turistas. “Vamos melhorar os barracões para fazer um carnaval ainda melhor”, avalia.

Também participou da visita o titular da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer, Edgar Meurer, além de dirigentes de escolas, carnavalescos e integrantes do Conselho Municipal de Cultura.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)