Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

  • Professor Alex Fraga na Tribuna.
    Prof. Alex Fraga (PSOL) (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Vereador Tarciso Flecha Negra na Tribuna.
    Tarciso Flecha Negra (PSD) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

No período destinado às comunicações de Lideranças na sessão ordinária desta quarta-feira (22/3), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram sobre os seguintes assuntos:

SERVIÇOS - Professor Alex Fraga (PSOL) criticou a falta de atenção dada aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) pelo Executivo Municipal. “Eles são a porta de entrada das políticas públicas e não estão recebendo a atenção necessária para prestar serviços à população mais vulnerável”, lamentou. O vereador afirmou que os Cras estão sendo progressivamente abandonados e pediu mais zelo por parte da Prefeitura. Alex questionou ainda como está a responsabilidade dos veículos de comunicação de Porto Alegre que não noticiam alguns fatos importantes, como o tiroteio ocorrido nesta terça-feira (21/3) em frente à Escola Municipal José Loureiro da Silva, localizada no Bairro Cristal. “Isso é algo que não se pode silenciar. Nós precisamos divulgar esses eventos para que os órgãos públicos possam agir”, concluiu. (CM)

CARNAVAL - Tarciso Flecha Negra (PSD) elogiou a organização dos desfiles do Carnaval, que deverão ocorrer neste final de semana. Comentando a visita feita pela Cece ao Complexo do Porto Seco, disse que a estrutura do Carnaval montada neste ano, com apoio da iniciativa privada, está melhor que a do ano passado. "Como presidente da Cece, vou lutar para fazer com que a estrutura do Porto Seco seja utilizada durante todo o ano, não apenas no período de Carnaval. A população que trabalha no Carnaval depende disso." Tarciso também disse que fica emocionado com a batalha contra o preconceito racial e em favor da cultura, da educação e do esporte. "Nasci e vivo dentro do esporte. Ele traz educação e disciplina." Sobre os debates na Câmara, disse ter convicção de votar naquilo que acredita que seja o melhor para o povo de Porto Alegre, pois deseja uma cidade com menos violência e na qual as crianças sejam futuros cidadãos. (CS)

SUSTENTABILIDADE – Adeli Sell (PT) voltou a cobrar do governo municipal a indicação do titular para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smam). Segundo o vereador, a cidade não pode esperar mais. "No Dia Mundial da Água, eu não tinha como deixar de reafirmar a posição de urgência para uma definição do nome que irá comandar a pasta", disse. Adeli ressaltou que, passados 80 dias da posse do novo governo, já começam a aparecer as consequências negativas resultantes do atraso, da ausência de planejamento e da falta de ações pontuais, tanto no âmbito da segurança, da saúde e do desenvolvimento econômico, já que todos os processos internos estão parados, como os de licenciamentos ambientais para empreendimentos. Adeli ainda lembrou que o governo deveria ter mais atenção com o tema do meio ambiente e sustentabilidade, já que Porto Alegre foi pioneira na criação de uma secretaria para área e que “se tornou uma referência nacional e até mundial”. Ele colocou sua assessoria e seu gabinete à disposição do prefeito e ressaltou que, apesar de ser um vereador de oposição, sempre terá o espírito de colaboração (MG)

DESCONTENTAMENTO – Aldacir Oliboni (PT) destacou a fala do prefeito Nelson Marchezan Júnior em uma mídia social, quando teria mostrado não saber a diferença entre Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cres), "lamentavelmente confundindo com os Centros Administrativos Regionais (Cars). “O prefeito está mal assessorado e precisa se situar. Nós temos 29 Cras em Porto Alegre e que atendem mais de 100 pessoas. Mais de 2 mil crianças são atendidas pelos Cres", disse. Para Oliboni, é necessário desenvolver os assuntos da cidade. Um exemplo seria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), que ainda não tem um secretário. O vereador também destacou a visita da Cosmam à Unidade de Pronto Atendimento da Bom Jesus, que recentemente foi atingida por tiros. De acordo com ele, o Executivo está às vésperas dos 100 dias do governo, e a população clama por segurança. Oliboni ainda solicitou a presença da secretária da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Maria de Fátima Paludo, para comparecer à Câmara e falar sobre as demandas da Fundação. (PB)

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
           Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
           Milton Gerson (reg. prof. 6539) 
           Priscila Bittencourte  (reg.´prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)