Comissões

Cedecondh recebe Sindipark para debater preço dos estacionamentos na Capital

Estacionamentos admitem que o preço é caro Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Estacionamentos admitem que o preço é caro Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
O preço elevado dos estacionamentos em Porto Alegre foi o tema da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), na tarde desta terça-feira (3/5), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, estavam presentes representantes do Procon-RS, Sindipark e Receita Federal.

O presidente do Sindipark, Franscisco Nora, destacou que Porto Alegre sofre diretamente com a crise econômica e que as empresas devem estar dispostas a sofrerem alterações. Conforme citou, os problemas de mobilidade urbana e valorização imobiliária são outros fatores que contribuem para o aumento no valor dos estacionamentos. "Esses dias me perguntaram se achava caro o preço cobrado pelos estacionamentos e, sim, eu acho caro. Mas a valorização do mercado imobiliário para estes locais onde estão estas empresas de estacionamento é alta, sem levar em consideração o custo de mão de obra", disse. 

Segundo Nora, algumas empresas sentiram a queda no movimento de veículos, o que causou demissões e reajustes nos valores das diárias nos estacionamentos, principalmente do centro da Capital. "A crise chegou para diversos setores do mercado. Infelizmente, devido à valorização imobiliária que é muito forte, se estes locais reajustarem o valor para um preço menor, o estabelecimento fecha."

Ao destacar as reclamações dos usuários do serviço de estacionamento, o representante do Procon-RS, Cauê Vieira, ressaltou que o maior número é referente ao não fornecimento de nota fiscal pelo serviço. "Se colocarmos na balança, as reclamações pelo preço dos estacionamentos não são relevantes, em relação à falta de assistência e fornecimento de notas fiscais." Cauê frisou ainda que o trabalho exercido pelo Procon é avaliar a conduta do empreendedor com o cliente.

Estavam presentes na reunião os vereadores Adeli Sell (PT), José Freitas (PRB) e Dr. Thiago Duarte (PDT).

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)