Comissão

Cedecondh recomenda convênio entre Fasc e Amigos de Lucas

Encontro buscou solução paracontinuidade do programa Foto: Caroline da Fé
Encontro buscou solução paracontinuidade do programa Foto: Caroline da Fé

A Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara Municipal promoveu encontro nesta terça-feira (7/11) entre representantes do Instituto Amigos de Lucas, responsável pelo programa Famílias Acolhedoras, e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), órgão da Prefeitura de Porto Alegre responsável pelas políticas de assistência social. Ao final do encontro, a Cedecondh recomendou formalmente que a Fasc assine o convênio com o instituto, conforme decisão do Orçamento Participativo, e que repasse os recursos de R$ 40 mil. A comissão decidiu também que solicitará aos demais vereadores que aprovem emenda do vereador Elias Vidal (PPS) que propõe dotação orçamentária no valor de R$ 150 mil, o que garante a continuidade do Famílias Acolhedoras em 2007.

Atualmente financiado pelo Funcriança, desde 2006 o programa conquistou verbas municipais do Orçamento Participativo. Para que o projeto receba os recursos, no entanto, é necessário que a Fasc assine o contrato com a instituição.”O ano está encerrando e ainda não assinamos o contrato com a Fasc. O programa não terá mais recursos para 2007”, explicou Alice Bittencourt, coordenadora de projetos do Amigos de Lucas. Ela ressalta que o Famílias Acolhedoras proporciona uma transformação imediata nas crianças atendidas, além de priorizar sempre o regresso à família de origem.

De acordo com o representante da Fasc, Mauro Vargas Júnior, “o programa é imprescindível para Porto Alegre e servirá de retaguarda para o trabalho desenvolvido pela Prefeitura”.
Além do presidente da Cedecondh, Carlos Todeschini (PT), estiveram presentes os vereadores Cassiá Carpes (PTB), Ervino Besson (PDT), Raul Carrion (PCdoB) e Margarete Moraes (PT).

Alexandre Costa (reg. pof. 7587)