Plenário

CEEE faz 65 anos e recebe homenagem da Câmara

Morais, Melo e Braga na sessão desta quinta-feira Foto: Pedro Revillion
Morais, Melo e Braga na sessão desta quinta-feira Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira (4/9) homenagem ao grupo CEEE  pelo aniversário de 65 anos da estatal gaúcha de energia elétrica. A cerimônia foi proposta pelo vereador Luiz Braz (PSDB). "Poucos imaginam, mas quando uma tempestade cai sobre nosso Estado há profissionais arriscando suas vidas para dar tranqüilidade à população. São os funcionários da CEEE."

Braz também lembrou dos trabalhadores que perderam a vida ao longo destes 65 anos, destacando o nome do funcionário Davilmar Vieira, morto ao cair de um poste enquanto realizava reparos na rede." Além da homenagem aos empregados da companhia, Braz apresentou um breve histórico da empresa, destacando sua atuação e sua importância para o desenvolvimento do RS. 

O ex-presidente da CEEE e atual diretor de transmissão, engenheiro José Francisco Pereira Braga, disse que a homenagem recebida no Legislativo mostra que a comunidade reconhece as ações da empresa e confia em seus funcionários. "Quando surge um ciclone, dizem que São Pedro está contra nós. Mas digo que não. Ele está apenas testando nossa competência."

Braga, funcionário da estatal há 35 anos, ressaltou que a qualidade do trabalho da CEEE não é reconhecida apenas pela população gaúcha. Observou que em recente pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CEEE foi apontada como a terceira melhor distribuidora do país e a primeira no RS. "Apesar da privatização, a companhia continua grande. A CEEE fatura R$ 3,3 bilhões por ano e distribui energia elétrica para um terço do mercado gaúcho."

Parceria

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), agradeceu à CEEE pela parceria nos projetos culturais da Casa. Apelou à direção da companhia também que negocie junto ao governo federal regras mais flexíveis para regularização de ligações de energia. "Há centenas de casas em Porto Alegre com ligações irregulares. E isso é ruim para ambos os lados. A energia é serviço essencial para as pessoas."

Cláudio Sebenelo (PSDB) igualmente pediu esforço da companhia para levar energia às comunidades mais pobres. "É preciso levar eletricidade para pessoas que são obrigadas a tomar banho frio no inverno. Precisamos reduzir o sofrimento delas."

A homenagem contou com as presenças do atual presidente da CEEE, Sérgio Camps de Morais, de funcionários e aposentados da estatal. Os vereadores Guilherme Barbosa (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Beto Moesch (PP), José Ismael Heinen (DEM) e Dr. Raul (PMDB) também se manifestaram na homenagem.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)  

Ouça:
Câmara assinala 65 anos de fundaçăo da CEEE