Plenário

Cientec completa 70 anos de atuação em ciência e tecnologia no Estado

Luiz Antônio Antoniazzi, da Cientec, e vereador Airto Ferronato (d) Foto: Desirée Ferreira
Luiz Antônio Antoniazzi, da Cientec, e vereador Airto Ferronato (d) Foto: Desirée Ferreira

No período de Comunicações Temáticas, na tarde desta quinta-feira (13/12), o presidente da  Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Luiz Antônio Antoniazzi, relembrou os 70 anos da instituição, completados no dia 11 de dezembro. Revelou que surgiu, em 1942, como Instituto Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul – Iters, vindo a se tornar Cientec em 1972. Destacou que, no ano de sua fundação, o cenário era de incertezas devido à II Guerra Mundial.

Antoniazzi disse que o Estado registrava escassez de diversos produtos, e a indústria local era emergente, necessitando de apoio tecnológico. Observou que, paralelamente a isso, Porto Alegre passava por um período de transformações e de modernidade, com a construção de prédios altos, de viadutos e outras obras, que igualmente precisavam de tecnologia avançada.

Ressaltou que, após um período de dificuldades, em 1972, com o nome de Fundação de Ciência e Tecnologia, retomou a sua autonomia administrativa e, em nova sede, passou a ampliar a sua atuação passando a prestar uma valiosa contribuição ao desenvolvimento do Estado em diversos segmentos, tanto na instalação como na consolidação de empreendimentos como o setor metal-mecânico, Refap, Pólo Petroquímico, Ponte Getúlio Vargas (sobre o rio Guaíba), torre da Claro, energia eólica, entre outros.

Também tem atuação no ramo de alimentos através da Rede Nacional de Análise de Alimentos, possibilitando maior segurança alimentar. Desenvolve, ainda, programas para coibir as fraudes em combustíveis, desenvolvimento de biocombustível e energia solar. Todo esse trabalho, presente em diversos segmentos, vem tornando a Cientec referência nacional no desenvolvimento e inovação tecnológica sustentável, com reconhecimento internacional. Antoniazzi sintetizou em duas palavras a história da instituição: competência e credibilidade.

Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)