Pauta

Coletiva de imprensa apresentará nesta quarta o Mapa da Segurança

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoverá nesta quarta-feira (3/12), às 8h30, na Sala 301 do Palácio Aloísio Filho, uma coletiva de imprensa para apresentar, com exclusividade, o Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos. O lançamento oficial da apresentação dos dados do Mapa será realizado no dia 9 de dezembro de 2014, durante a realização do Seminário “Porto Alegre Pode Vencer a Violência” e a entrega do I Prêmio Municipal de Direitos Humanos.

A publicação tem como objetivo principal fiscalizar as políticas públicas, analisar dados, indicadores de violência e resultados com transparência e eficiência para alavancar a qualidade e integração dos serviços para garantir mais segurança à população gaúcha. Os vereadores da Cedecondh receberão a imprensa para apresentar uma síntese dos resultados, encaminhamentos e fases do desenvolvimento da produção. 

Organização Territorial

O presidente da Comissão, vereador Alberto Kopittke (PT), destaca que este diagnóstico ganha agora institucionalidade para fiscalizar a política pública. “Realizamos um esforço supra-partidário buscando mecanismos de qualificação para ter, cada vez mais, análise, planejamento estratégico e transparência para a sociedade. A nossa grande meta é dar um salto na qualidade da segurança gaúcha, contribuindo de forma humilde, mas buscando atender o pedido da população da Capital, que pede que todos os órgãos se integrem e planejem coletivamente”, reiterou Kopittke.

O Mapa da Segurança caracterizará um marco institucional no Legislativo Municipal, pela riqueza de dados conjugada à verticalização dos mesmos, com o acompanhamento das políticas públicas que prevê a organização territorial. O conteúdo é baseado também nas bases do ObservaPoa e da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul, a fim de cruzar indicadores.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)