Plenário

Coletivos deverão ter placas educativas sobre desembarque seguro

  • Parada de ônibus
    Medida visa a evitar atropelamentos após desembarque (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na Foto: Vereador Cláudio Janta
    Vereador Cláudio Janta (SD) é o autor do projeto (Foto: Josiele Silva/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quinta-feira (3/11), o projeto de lei que obriga as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo e seletivo do município - públicas e privadas - a instalarem, em seus veículos de passageiros, placas educativas que instruam os usuários sobre a forma mais segura de atravessar a via após o desembarque. Conforme o vereador Cláudio Janta (SD), autor da proposta, o objetivo é evitar atropelamentos.

As placas exigidas no projeto deverão exibir os seguintes dizeres: “Para sua segurança: após desembarcar, atravesse a via por trás do veículo e somente após sua partida”. Os avisos deverão ser instalados na parte interna dos veículos, nas áreas de desembarque, e de forma visível a seus usuários. Caso a proposta seja sancionada pelo prefeito, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Janta informa que, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em 2014, até novembro, 1.384 pessoas ficaram feridas em atropelamentos na Capital e 49 morreram. O objetivo do vereador, como atesta na Exposição de Motivos do projeto, é justamente reduzir os casos de atropelamentos e promover, "de forma educativa e informativa", a segurança dos cidadãos, prática que já vem sendo adotada por importantes cidades, como Londres, Nova York, Washington e Los Angeles.


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)