Cosmam

Comissão discute Programa de Combate à Dengue na SMS

Em reunião com o secretário substituto municipal da Saúde, Marinon Porto, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam) discutiu, na manhã desta segunda-feira (25/2), a contratação de pessoal para o Programa de Combate à Dengue, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SMS.

O biólogo supervisor geral de campo do Programa de Combate à Dengue, da Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Campos Daudt, alertou que a prefeitura de Porto Alegre recebeu uma verba de R$ 1 milhão para contratação de 300 agentes de combate a endemias, 30 supervisores de campo e 3 biólogos para o Programa.

Hoje, de acordo com Daudt, apenas 91 pessoas estão em campo, já que a Secretaria dividiu os 333, aprovados em concurso temporário realizado em 2007, em três grupos. Ele também destacou o grande risco de haver uma epidemia na Capital e observou que já são 4 casos de dengue em Porto Alegre desde o início deste ano.

O secretário Marinon afirmou que soube da situação através do coordenador-adjunto da coordenadoria geral de Vigilância em Saúde da SMS, Mauro Rosa de Paula, que expôs a necessidade urgente de que os contratos emergenciais sejam prolongados. "A solicitação de renovação dos contratos emergenciais já está na prefeitura. O comitê gestor se reúne amanhã, ou no mais tardar quarta-feira, para aprovar a renovação dos contratos das 333 pessoas."

O secretário disse ainda que a contratação deve ser prorrogada até que um novo concurso seja feito. "Há de se reconhecer o belo trabalho feito pela Vigilância em Saúde em Porto Alegre. Teremos todos os mais de 300 trabalhando dentro de muito em breve".

Participaram das discussões na SMS os vereadores João Antônio Dib (PP), Dr. Raul (PMDB) e Aldacir Oliboni (PT).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)