Comissão prepara relatório sobre pessoas em situação de rua
A Comissão Especial que trata dos problemas envolvendo pessoas em situação de rua em Porto Alegre, presidida pelo vereador Nilo Santos (PTB), realizou reunião nesta quarta-feira (18/5), para tratar do relatório que será finalizado na próxima quarta-feira (25/5) e posteriormente remetido ao Executivo.
De acordo com o Nilo Santos, a Comissão surgiu com a idéia de construir uma ação conjunta com Conselhos Tutelares (CT), Ministério Público (MP), Fasc, Brigada Militar (BM), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e entidades ligadas ao tema para a identificação das pessoas em situação de rua. O parlamentar afirmou que, conhecendo as pessoas, é possível realizar um mapeamento preciso das necessidades destes moradores em situação de rua.
O vereador informou também que, como uma Comissão Especial tem prazo para encerrar, logo após será criada uma Frente Parlamentar permanente com o objetivo de cuidar das pessoas em situação de rua.
Nos dois meses em que se realizaram as reuniões, Nilo Santos e os participantes da Comissão e entidades concluíram que existem grupos distintos de pessoas em situação de rua. Segundo ele, são os foragidos e traficantes; as gestantes - que devem ser tratadas com rigidez, pois se está formando uma nova geração que vai morar nos viadutos e pontes; as pessoas com comportamento psicótico; os drogados que são explorados pelos traficantes; os sem moradia e os pedintes que são aptos ao trabalho e não querem.
O relatório final mostrará as dificuldades apontadas e algumas sugestões para amenizar os problema das pessoas em situação de rua de Porto Alegre e remeter ao prefeito José Fortunati. Participaram da reunião a promotora dos Direitos Humanos do MP, Miriam Balestro, e o promotor Alceu Scholler de Moraes, o tenente-coronel da BM Rogério Maciel, o conselheiro tutelar Sandro Cunha, a gerente de saúde do centro da SMS Cláudia Estrulla, o diretor administrativo da Fasc Carlos Fett Paiva Neto, entidades e os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Aldacir Oliboni (PT) e Elias Vidal (PPS).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)