Comunicações
No período de Comunicações da reunião de hoje (29/7) da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
APELO Valter Nagelstein (PMDB) fez um apelo ao Secretário Municipal do Meio Ambiente (Smam), Professor Garcia, para que agilize as solicitações feitas ao órgão. "O meio ambiente deve ser preservado, mas as solicitações como podas de árvores, infestações de parasitas nas vegetações também devem ser atendidas". Muitas praças, afirmou Nagelstein, estão com a segurança prejudicada porque árvores não são cortadas e a iluminação fica prejudicada. Outra preocupação é com as solicitações de licenças para empreendimentos que tem sido muito demoradas. Por esses motivos apelo por mais agilidade na Smam. (RT)
CHOCOLATÃO I Toni Proença (PPS) informou que por solicitação da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal, para a CEEE, a Vila Chocolatão, localizada ao lado do prédio da Receita Federal, receberá uma instalação provisória de rede de energia elétrica. Conforme Toni, a transferência das famílias deverá ser feita dentro de dois anos para um conjunto habitacional. "Esta ação é importante para a segurança e dignidades aos moradores da região". (RT)
CHOCOLATÃO II Maria Celeste (PT) afirmou que a instalação da rede de energia elétrica na Vila Chocolatão só será possível pela intervenção da Câmara Municipal. "Um representante da Receita Federal concordou em atender um apelo da comissão e se disponibilizar judicialmente com a CEEE para a instalação da a rede elétrica provisória na Vila Chocolatão". Celeste vê com grande satisfação a preocupação dos vereadores em tentar solucionar os problemas da cidade. Com relação a Vila Dique, Celeste afirmou que as reivindicações da comunidade não estão sendo atendidas. Estamos esperando uma ação do Executivo para as soluções reivindicadas. (RT)
TREVO Nelcir Tessaro (PTB), representando a Câmara Municipal, entregou, no sábado 25, a placa alusiva aos 50 anos da Empresa de Transportes Coletivo Trevo. "A empresa iniciou suas atividades em 1959 com pessoas que vieram do interior e acreditaram em seu trabalho". Hoje, lembrou, a empresa possui 960 funcionários e, além do transporte coletivo, oferece aos funcionários e familiares um trabalho sócio ambiental nos finais de semana em praças educando desde cedo as crianças. Lembrou também que a escola de motoristas oferecida pela Trevo é uma das melhores da cidade. (RT)
PLANO - Luiz Braz (PSDB) disse acreditar que será possível cumprir a previsão de votar em outubro o projeto do Executivo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Conforme Braz, contribuiu para essa possibilidade o intenso andamento dos trabalhos em julho na Comissão Especial da Câmara que avalia o projeto. Braz afirmou, porém, que o projeto não é geral, restringindo-se mais às questões da Macrozona 1 da cidade. Para a definição e o aprofundamento de outras questões, como Áreas de Interesse Social e Área Rural, Braz sugere ao Executivo que forme uma comissão de técnicos. (CB)
GRIPE - Carlos Todeschini (PT) saudou o fato de o governo municipal ter anunciado a contratação emergencial de 70 médicos para os postos de saúde, em razão da epidemia da Gripe A (H1N1). Na opinião do vereador, porém, seriam necessários pelo menos 100 médicos imediatamente. Todeschini também comemorou os resultados da Lei Seca, implantada pelo Ministério da Justiça. Segundo o vereador, após um ano da lei, houve redução siginificativa de mortes, acidentados e mutilados devido ao controle do consumo de bebida alcoolica, o que se reflete na diminuição de internacções e, por conseguinte, na redução dos custos hospitalares. (CB)
TRÂNSITO - Adeli Sell (PT) anunciou que, na próxima semana, entregará "um dossiê polpudo" sobre os graves problemas de trânsito em Porto Alegre, agravados pela falta de fiscalização e pela "incompetência" da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O vereador citou diversos casos de transtornos no trânsito, como a colocação errada de placas e a falta de fiscalização no bairro Ipanema, o estacionamento dos dois lados da Rua Duque de Caxias e o estacionamento sobre as calçadas na Rua Santana, entre outros. (CB)
FELICIDADE - Dj Cassiá (PTB) disse que estava feliz por uma série de boas notícias envolvendo Porto Alegre. Comemorou a entrega - pela prefeitura ao Ministério da Educação -, na semana passada, do projeto aprovado da Escola Técnica da Restinga. Também citou a licitação para a construção da nova escola Nossa Senhora do Carmo e o início das obras da Escola General Netto. Segundo DJ, esses fatos renovam sua esperança. "A desigualdade social é tão grande, que fazem a gente esmorecer um pouco, cair na tristeza, mas essas coisas boas nos dão ânimo", disse. (CB)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)