Comissão Representativa

Comunicações

Vereadora Fernanda Melchionna Foto: Bruno Todeschini
Vereadora Fernanda Melchionna Foto: Bruno Todeschini

No período de Comunicações da reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (21/01) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

TRÂNSITO - Adeli Sell (PT) criticou a atuação da EPTC, que, segundo ele, "é uma tragédia para a cidade". O vereador lembrou que na sexta-feira passada um jovem de 15 anos morreu atropelado na avenida Moab Caldas. Conforme Adeli, foi a quarta morte registrada no local desde 1999. "Vários pedidos de providência foram enviados à EPTC solicitando sinalização, sinaleira e redutor de velocidade, mas nada foi feito." O vereador salientou que a EPTC envergonha a administração pública porque nunca está presente onde deveria estar. (MAM)

MURIALDO I - Dr. Raul (PMDB) comemorou a municipalização do Centro de Saúde do Murialdo. Segundo ele, a medida deverá qualificar o atendimento à população da região. Para ele, a municipalização também resultará na ampliação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Dr. Raul lembrou que a municipalização foi uma de suas bandeiras desde que assumiu como vereador. Ele comemorou ainda a inauguração do Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina. "A iniciativa vai salvar a vida de muitos recém-nascidos." (MAM)

LARANJEIRA - Tarciso Flecha Negra (PDT) disse que está muito preocupado com a situação das pessoas que vivem no Parque da Laranjeira, local que visitou ontem. "Não é possível um ser humano viver daquela maneira, com bichos, alagamentos e esgoto a céu aberto. Enquanto estamos preocupados com a Copa e com os espigões, há um povo sofrido no nosso quintal." Conforme Tarciso, os moradores do local não querem esmolas. "Querem apenas pagar para ter uma moradia digna." (MAM)

PDDUA I – Toni Proença (PPS) usou a tribuna para convidar os vereadores e técnicos da Casa para reunião que ocorrerá no dia 27, terça-feira, no Plenário Ana Terra, às 9 horas, onde será discutido a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). De acordo como vereador, esta reunião servirá para que os convidados tenham pleno conhecimento dos temas além de oferecerem sugestões que envolvem a revisão do PDDUA. Também participará da reunião, disse Proença, o arquiteto Newton Baggio, esclarecendo as questões pertinentes ao assunto. (RT)

TRANSPORTE – Fernanda Melchionna (PSOL)  afirmou que o aumento previsto de 11,9% para a passagem do transporte coletivo de Porto Alegre é uma proposta inadequada nos dias atuais. De acordo com a vereadora, Porto Alegre tem uma das passagens mais caras do País que não corresponde aos serviços prestados. "É preciso realizar uma avaliação nas planilhas de custo, não da ATP e dos empresários, mas dos trabalhadores que obtiveram uma aumento inferior ao pleiteado pelas concessionárias". Fernanda propõe que seja feito um congelamento no aumento das tarifas por seis meses para uma avaliação. (RT)

PDDUA II –Valter Negeltein (PMDB) informou ao plenário que considerou uma distinção convite feito pelo prefeito José Fogaça para ser o líder do governo na Câmara. “Pretendo cumprir com zelo, cuidado e buscando respeitar os interesses da Cidade, prefeitura e o diálogo necessário entre os vereadores”, afirmou. De acordo com Nagelstein, a primeira missão que exercerá é o exame da revisão do PDDUA junto com todos envolvidos, prevista para o próximo dia 27 de janeiro. (RT)

FUNCIONALISMO - Airto Ferronato (PSB) criticou suspeitas levantadas pelo Ministério Público referentes aos cargos em comissão da Câmara. "Tenho uma trajetória de 34 anos de serviço público e não posso aceitar que o Rio Grande continue tratando o funcionalismo desta maneira", afirmou. Segundo Ferronato, os assessores do Legislativo não podem ter suas potencialidades diminuídas por fatores irrelevantes. "A Câmara Municipal é e continuará sendo uma Casa austera e digna com seus funcionários trabalhando com seriedade e afinco para levar o bem-estar aos porto-alegrenses", defendeu. (ES)

MURIALDO II - Carlos Todeschini (PT) cumprimentou a municipalização dos postos de saúde do Complexo Murialdo em Porto Alegre. No entanto, criticou as formas como a assinatura do convênio foram feitas. "O Conselho Municipal de Saúde sequer tomou conhecimento sobre os termos da municipalização. Não se pode admitir que um órgão soberano seja excluído". O vereador falou também sobre as suspeitas levantadas pelo Sindicato de Enfermagem de que a empresa contratada para realizar o concurso público da prefeitura não divulgou a biografia das provas. "É preciso que o governo investigue para garantir lisura no processo". (ES)

SANEAMENTO - João Pancinha (PMDB) saudou a escolha de Valter Nagelstein (PMDB) como novo líder do Governo na Câmara. De acordo com ele, Nagelstein tem plenas condições de exercer a incumbência. "Será um trabalho difícil e complicado mas que dignificará a Casa". Pancinha comentou ainda sobre a reunião do Conselho de Engenharia nesta terça-feira (21/01) que discutiu sobre o saneamento básico da cidade. Conforme revelou, ficou acertado entre os diferentes órgãos presentes, uma meta de se atingir 100% da coleta total e do tratamento do esgoto cloacal em Porto Alegre até o ano de 2030. (ES)

CRISE - Pedro Ruas (PSOL) ao citar a crise econômica mundial, disse que setores da economia tem buscado junto ao Governo Federal recursos e isenções na área tributária. Segundo ele, falta ao governo postura para impedir as demissões sem justa causa por parte dos empregadores. Conforme lembrou, a bancada do PSOL na Câmara Federal apresentou projeto de lei que proíbe as demissões imotivadas por um período de seis meses. "Isso permite o mínimo necessário para uma sobrevivência digna dos trabalhadores. Não aceitaremos que empresas tenham benefícios e, mesmo assim, continuem demitindo". (ES)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Seminário vai esclarecer dúvidas sobre o Plano Diretor