Comissão Representativa

Discursos de Comunicações

Os vereadores da Capital abordaram, na reunião da Comissão Representativa desta quinta-feira (18/1), os seguintes temas:

MELHORIAS - Mário Fraga (PDT) relatou atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que resultaram em melhorias significativas para populações da Zona Sul da cidade. Entre elas, está a revitalização de praças e outros serviços nos bairros Belém Novo e Lami, que recebem um contingente de mais de duas mil pessoas durante o período de verão. Fraga também reivindicou o terceiro turno de serviço no posto de saúde de Belém Novo, de onde os cidadãos se deslocam para a Restinga quando necessitam de atendimento após as 22 horas. (AB)

CAMPANHA – Maria Celeste (PT) anunciou o lançamento de campanha, com o apoio da Fundação Maurício Sirostky, para o enfrentamento do abuso e exploração sexual da criança e do adolescente no Estado. Conforme ela, a iniciativa surgiu a partir de audiência na Câmara, quando vereadores e entidades ligadas à infância e adolescência debateram a morte de uma menor de idade num motel da capital. “Romper esse silêncio é uma grata satisfação”, assinalou a presidenta do Legislativo, ao comentar a dificuldade para efetivação das denúncias. Somente em 2005, segundo Celeste, foram registrados 868 casos de abuso no órgão especializado da capital. A campanha consistirá na divulgação de número de telefone para denúncia de suspeitas de abuso. (AB)

PORTAIS - Ao comentar o projeto que cria os Portais da Cidade, Margarete Moraes (PT) alertou para a necessidade de se preservar o patrimônio histórico da Capital. A vereadora declarou-se contrária ao terminal rodoviário previsto para o Largo Zumbi dos Palmares (antigo Largo da Epatur), que, na sua opinião, descaracterizará o bairro Cidade Baixa. Margarete também alertou sobre os prejuízos que consumidores e feirantes terão com o projeto, porque, além de abrigar uma feira, o local também é ponto tradicional de encontros na capital. (AB)

PREFEITOS - Luiz Braz (PSDB) comentou encontro de prefeitos com o presidente da República nesta semana. Criticou o que considera “erro crasso” de Lula ao receber apenas prefeitos petistas ou aliados do partido para que apresentem suas reivindicações. “O senhor Lula da Silva não está atendendo aos municípios com o dinheiro do PT”, afirmou, acrescentando que “os recursos pertencem a toda a sociedade”. Braz disse que é preciso conscientizar a população sobre o “crime” que está sendo praticado, de forma que possa se exigir a sua punição. (AB)

PORTO - João Carlos Nedel (PP) louvou a ação da prefeitura quanto abertura de licitação para as vendas de lotes no Porto Seco. Citou que a demora na efetivação da licitação traria grandes perdas no setor de logística. Nedel agradeceu ao vereador Carlos Todeschini (PT) por alertar quanto a obras nas pontes do Arroio Dilúvio. No entanto, Nedel destacou que as obras foram feitas dessa forma porque as águas não chegariam até a ponte naquele ponto do Dilúvio. Nedel informou que o DEP está acompanhando as construções de perto para que não ocorram problemas. Por fim, o vereador registrou a importância das dragagens nos arroios Dilúvio e Cavalhada. (AO)

LEIS - Adeli Sell (PT) destacou o abuso e falta de atitude por parte do secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch. Segundo Adeli, Moesch lançou um decreto em 2006 que confronta lei da Câmara Municipal de 2001 sobre a legislação ambiental que trata do valor de multas. Na lei, o valor da multa é de 16 UFMs. Já o decreto do secretário estabeleceu 18 UFMs. Adeli falou também sobre a falta de cuidados das praças e convidou os vereadores a visitarem a Praça Garibaldi para verificar “a situação lastimável” em que estão as praças da cidade. (AO)

PAM-3 - Neuza Canabarro (PDT) destacou a visita da Comissão Representativa da Casa ao posto da Vila Cruzeiro do Sul. Neuza citou alguns problemas do posto, como as condições precárias das salas de observação, psiquiátrica e pediátrica. Para ela, a estrutura foi ficando sucateada e não é adequada para atender as demandas. Afirmou que o caos no PAM-3 está instalado e que a solução seria interditar o prédio. Salientou que a Câmara tem uma função fiscalizadora para ajudar a resolver os problemas junto ao Executivo. (AO)

PRÉDIOS - Bernardino Vendruscolo (PMDB) comentou matéria publicada no jornal O Sul sobre a queda de um pedaço de concreto sobre um menino na Avenida Benjamim Constant. Destacou que um prédio que fica na Rua Marechal Floriano, entre a Salgado Filho e a Riachuelo, também está com problemas. “Está amarrado para não cair há mais de seis meses.” Citou ainda irregularidade de um prédio que fica na Marechal Floriano com a Duque de Caxias, o qual está tomado de morcegos. O vereador solicitou às autoridades que tomem providências sobre estes casos, para evitar acidentes com mortes. (AO)

SAÚDE – Aldacir Oliboni (PT) lembrou que Porto Alegre já tem enormes problemas para atender a demanda de atendimento de saúde de sua população. “E ainda vêm milhares de pessoas do Interior para serem atendidas na Capital.” Comentou sobre a visita de vereadores ao Posto de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul, ontem, e relatou que “lá verificamos uma realidade que assusta, porque os pacientes chegam mal e saem pior”. Por isso, disse ele, a Secretaria Municipal da Saúde tem que tomar uma medida urgente. “Não basta aumentar os serviços, mas também tem de melhorar a qualidade do atendimento”. (JAP)

AMBIENTE – Carlos Comassetto (PT) disse que há descasos e falta de política ambiental na Capital. “Sem essa política ambiental, a cidade está sendo destruída”, enfatizou ele, lembrando que os morros São Pedro e Pasmado estão sendo danificados com derrubadas e queimadas. “E o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, não vê, ou não quer ver, porque não atua além dos limites do Parcão”, criticou. Também criticou o abandono de depósitos de lixo na Vila Nova e lembrou que “a maioria dos alagamentos ocorrem por falta de limpeza nas bocas-de-lobo”. (JAP)

IGUALDADE – Carlos Todeschini (PT) comentou matéria publicada na imprensa de que o presidente Lula não beneficiará prefeitos pelos partidos e dará tratamento igualitário a todos. Conforme ele, os recursos serão distribuídos, “o que não ocorria no governo FHC”. Quanto ao posto da Vila dos Comerciários (PAM-3), Todeschini disse não adiantar procurar culpados no passado. “A atual administração tem de resolver os problemas”. (RS)

FISCALIZAÇÃO – Márcio Bins Ely (PDT) alertou para a necessidade da fiscalização das estruturas da cidade, destacando conversa com o secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, que garantiu a recuperação do posto da Vila dos Comerciários (PAM-3) . O vereador também falou sobre sua condução ao cargo de secretário de relações internacionais do diretório nacional do PDT. Bins Ely salientou a importância da representação de seu partido na Internacional Socialista. (RS)

SUBSTITUIÇÃO - João Dib (PP) elogiou a Câmara pela visita que fez ao PAM-3. “Os vereadores têm que ir ao encontro dos problemas. O homem público deve estar no local dos fatos e em contato com a população.” Dib sugeriu também que os integrantes da Comissão Representativa, composta por 19 vereadores, que tenham mais de três ausências, sejam substituídos. Outra sugestão, que será levada ao prefeito José Fogaça, é que o Executivo tenha sempre um representante nas sessões da Câmara. Isto servirá de um elo entre o Executivo e o Legislativo, que é muito necessário”, destacou. (VBM)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)
José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)
Rejane Silva (reg. Prof. 6302)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)