Comissão Representativa

Lideranças

Vereador DJ Cassiá Foto: Bruno Todeschini
Vereador DJ Cassiá Foto: Bruno Todeschini

Durante o período de comunicações de Lideranças, na reunião da Comissão Representativa desta quinta-feira (15/12), os vereadores trataram dos seguintes temas:

VIAS - João Dib (PP) alertou que os problemas ocorridos no corredor de ônibus da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia não são de responsabilidade da prefeitura e sim da Metroplan, do governo do Estado. Dib criticou o projeto do Plano Cicloviário apresentado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Afonso Senna, e afirmou que a proposta deveria estar contida em um plano viário da Cidade, que não existe. Segundo ele, Senna propôs 495km de ciclovias para Porto Alegre. Ele questionou como funcionará avenidas como a Indepêndencia nas horas de maior fluxo e lembrou que, na Ipiranga, seriam necessárias várias adaptações e obras. (CS)

CIDADE - Reginaldo Pujol (DEM) lembrou que problemas no corredor da Baltazar de Oliveira Garcia, que dá acesso ao município de Alvorada, decorrem da transformação da avenida em via rápida. Pujol lembrou ainda que as três perimetrais existentes na cidade não foram concluídas em toda sua extensão e a quarta perimetral sequer foi iniciada. "São obras que já deveriam ter sido executadas." Para ele, é preciso que os vereadores evitem fazer "uma discussão míope" sobre alturas de prédios para priorizar problemas da cidade. Conclamou vereadores  a serem ousados e a pensarem Porto Alegre racionalmente na revisão do Plano Diretor. (CS)

AVÔ - Juliana Brizola (PDT) voltou a lembrar que o seu avô, Leonel Brizola, foi um grande lutador pela causa da Educação e disse ter sentido, entre colegas vereadores, o desejo de mudanças nesta área. Observou que a origem humilde de Brizola explicaria a sua prioridade em educação, pois a falta de oportunidades dificulta o acesso à escola. Também lembrou obras de Brizola na Educação, como os Cieps no Rio de Janeiro, e afirmou que o povo gaúcho é reconhecido como sendo letrado e politizado. Segundo Juliana, os brizolistas dedicam prioridade à educação como forma de prevenção a vários problemas sociais. "Ela não pode ser tratada como gasto e sim como investimento." (CS)

ESCOLAS - DJ Cassiá (PTB) defendeu a educação de qualidade nas escolas públicas e lembrou que, quando suplente, pediu mais investimentos em educação e cultura. "Esta casa está caminhando para um consenso sobre esse tema. Pagamos excesso de impostos, mas não se sabe onde são aplicados." Para o vereador, a saída é os Cieps, implantados por Brizola. Comparou gastos com alunos da escola pública e privada e ressaltou a importância de se investir nas escolas públicas. "É preciso buscar investimentos para educação e cultura popular, para que jovens não se envolvam com as drogas e o crime." (CS)

FASC – Adeli Sell (PT) registrou haver um “descaso absoluto” com moradores de rua em Porto Alegre e criticou a falta de ação da Fasc. “Não há trabalho para tratar da saúde mental e da drogadição destas pessoas. Tratar de morador de rua não é só apenas distribuir quentinhas nas praças, como fazem instituições”, disse. Para Adeli, esta ação causa problemas de saúde, como acumulo de ratos e cheiro ruim em praças. O vereador informou que vai usar as comissões temáticas da Casa para enfrentar estes problemas. “Precisamos de ações e realizações concretas da Fasc. A cidade que quer sediar uma Copa do Mundo e ser a Capital do Mercosul tem que dar atenção aos moradores de rua”, afirmou. (LO)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)