Comissão Representativa

Lideranças

Na reunião desta quinta-feira (24/7), da Comissão Representativa da Câmara Municipal, vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Lideranças:

IDOSOS - Claudio Sebenelo (PSDB) elogiu Adeli Sell (PT) por pronunciamento feito em favor dos idosos. "São pessoas que recebem vários cala-bocas, e uma atenção na forma de esmolas", lamentou. Sebenelo disse ter seis projetos de lei tramitando na Câmara Municipal, todos voltados a essa faixa de idade da população. Destacou ainda ter sido recentemente aprovado outra de suas proposatas, que estabelece o Estatuto do Idoso. "Foi feito para mudar as políticas voltadas a essas pessoas", salientou. O vereador lembrou que a sociedade deveria aproveitar melhor a "alma, a sensibilidade e a experiência que os idosos tem para passar às gerações seguintes". (HP)

MAGISTÉRIO - Margarete Moraes (PT) comemorou a definição de um piso salarial mínimo para os professores, aprovada pelo presidente Lula. "Os professores merecem, e, apesar de ainda ser pouco para quem vai cuidar dos nossos filhos, considerando a situação do Brasil, se trata de um grande avanço", disse, explicando que o piso também atingirá os aposentados. Segundo Margarete, a governadora Yeda e a secretária da Educação Mariza Abreu ameaçaram entrar na justiça contra o piso. "São professoras e viram as costas para o magistério. Com tudo que Yeda tem feito de errado no Estado, ela ainda afronta uma classe que merece esse piso salarial", lamentou. (TG)

DROGAS - Maristela Maffei (PCdoB) lamentou que o narcotráfico seja a segunda maior economia mundial. Segundo a vereadora, muitas pessoas morrem hoje vítimas do comércio de drogas ilícitas. "Nós como vereadores nunca aprofundamos o debate sobre esta questão. Deveríamos começar a discutir e refletir sobre medidas que combatam esta prática que tira a vida de milhares de pessoas nas nossas cidades". Para Maffei, a maior responsabilidade da Câmara Municipal no enfrentamento do narcotráfico é quanto a elaboração de políticas públicas de prevenção que garantam à juventude perspectivas de futuro. "Não podemos aceitar que pais e mães continuem chorando a morte precoce de seus filhos". (ES)

ÔNIBUS - Adeli Selll (PT) lamentou que a Carris não tenha respondido solicitações feitas por sua bancada. "Não vão falar nada sobre diretor que tem vários processos na área fiscal", questionou. O vereador disse que a nomeação desse servidor pode até ser legal, mas que gostaria de ter uma resposta. Também perguntou sobre o número de servidores nomeados nessa empresa procedentes de Eldorado do Sul. "Não temos técnicos capazes aqui?". Adeli criticou ainda a falta de atenção a moradores de rua que apresentam problemas psíquicos. "Há um que surta e fica cantando Raul Seixas pelas madrugadas. Será que ninguém vai cuidar disso?". (HP) 

CIDADE - Alceu Brasinha (PTB) lastimou que alguns vereadores enxerguem apenas os problemas da cidade. "E as coisas boas de Porto Alegre?", questionou. Para Brasinha, a Capital está cada vez mais bonita e limpa, "e isso se deve ao trabalho do prefeito José Fogaça, que tem feito tanto pela cidade". O vereador recordou que, morador de Porto Alegre há mais de 30 anos, nunca viu tantas mudanças para o melhor. "O que estava bom, continua, e o que era ruim, agora está bom". Brasinha lembrou ainda que, na noite de hoje, torcerá para o seu time, o Grêmio, que jogará contra o Figueirense, em Florianópolis. (TG)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)