Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão desta quinta-feira (14/8) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
 
ORGULHO - Margarete Moraes (PT) disse que tem orgulho de ser uma das fundadoras do PT e criticou aqueles que falam mal do governo Lula para encobrir os problemas na cidade. "Quem fala mal do presidente quer desviar a atenção do que ocorre em Porto Alegre." Segundo ela, Fogaça faz um governo pálido, sem energia, marcado por escândalos como o do lixo e da Secretaria da Juventude e por falhas na saúde. Margarete criticou também a governadora Yeda Crusius, que "aumentou seu salário em 150% mas não aceita o piso salarial de R$ 1 mil para o magistério". (MAM)

ABANDONO - Pela oposição, Adeli Sell (PT) lamentou o abandono de muitas comunidades da Capital. "Muitos não recebem luz, são colocados em condições indignas. Faltam medicamentos, os ônibus são lotados e não há fiscalização da EPTC", observou. Para Adeli, não é verdade que foram construídas inúmeras habitações populares em Porto Alegre. "Vejo folhetos mentirosos falando de casas. Inventaram que casa de passagem é habitação popular", criticou, considerando que a Caixa Econômica Federal está fazendo sua parte junto ao Governo Federal, ao contrário do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). (TG)

PESQUISA - Luiz Braz (PSDB) criticou o Partido dos Trabalhadores, "que faz cobranças mas quando assume o poder dá péssimos exemplos de como administrar". Para o vereador, durante os 16 anos em que o PT esteve na Prefeitura, Porto Alegre empobreceu. "Agora uma pesquisa diz que, no Brasil, a classe pobre diminuiu e a classe média está maior e melhor. Não vejo onde. A classe rica, sim, está ficando cada vez mais rica", disse. Braz considerou ainda que o país está passando por problemas graves: "A nação está sendo roubada pelos banqueiros. Nunca essa vergonha aconteceu em tamanho volume". (TG)

ESTALEIRO - Alceu Brasinha (PTB) falou sobre o projeto Pontal do Estaleiro. "Gostamos dos prédios maravilhosos que vemos em outras cidades. Então não podemos deixar a Orla do Guaíba abandonada". O vereador lembrou que é de interesse da cidade atrair turistas do mundo inteiro. "É um projeto bom para todos". Brasinha parabenizou ainda a Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pelo trabalho realizado durante o Gre-Nal (13/8). "Escoltaram a torcida do Grêmio sem problema nenhum. Foi excelente", avaliou. (TG)

CAMPANHA - Haroldo de Souza (PMDB) comentou sobre a disparidade financeira que existe entre as candidaturas à vereança em Porto Alegre. "Existem candidatos prepotentes e arrogantes que reclamam, mas tiram dinheiro para financiar suas campanhas não sei de onde", criticou. Segundo Haroldo, muitos postulantes à uma vaga na Câmara têm utilizado inúmeros carros, cartazes e materiais impressos como se estivessem disputando em uma campanha à prefeitura da cidade. "Existem uns e outros que gastam mais do que alguns candidatos ao paço municipal. É um absurdo". (ES)

INVESTIGAÇÃO - Neuza Canabarro (PDT) destacou que todos os atos e ações dos gestores públicos devem ser averiguads de perto pela população e pelos formadores de opinião. "E nós, como vereadores, devemos ajudar neste processo prestando contas à sociedade", registrou. Em relação à investigação sobre a casa da governadora, Neuza informou que a procuradoria do Estado pediu ao Tribunal de Contas que a apuração sobre o imóvel seja ampliada. "Serão feitas perícias sobre os documentos da negociação e da compra", revelou ao defender que a questão seja esclarecida urgentemente. (ES)


Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)