Tribuna Popular

Comui apresenta atividades aos vereadores de Porto Alegre

Ângelo Bos: "Políticas de assistência aos idosos vêm sendo realizadas" Foto: Cristiane Moreira
Ângelo Bos: "Políticas de assistência aos idosos vêm sendo realizadas" Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
O vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comui), Ângelo José Gonçalves Bos, apresentou hoje (16/10), na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, as atribuições, ações e perspectivas do órgão na Capital gaúcha. O Comui foi criado em março de 2000. Bos, que é professor do Instituto de Geriatria da PUCRS, observou que esta é a primeira vez que a universidade possui um representante no conselho.

Conforme Bos, o Comui é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas para idosos na cidade. Destacou que entre as atribuições do conselho está a gestão do Fundo Municipal do Idoso, que em 2013 arrecadou R$ 17 milhões. Este montante, explicou, tem sido usado para projetos de melhorias em instituições filantrópicas, especialmente aquelas com cuidados de longa duração a idosos. "Entidades como o Asilo Padre Cacique e a Spaan estão entre as beneficiadas com as verbas arrecadadas pelo fundo", disse Bos.

Em 2014, o fundo arrecadou cerca de R$ 1,2 milhão, um montante muito abaixo do registrado no ano passado. Mesmo assim, observou o vice-presidente, as políticas de assistência aos idosos vêm sendo realizadas. "Os projetos em andamento incluem a academia funcional, reformas das janelas do Amparo Santa Cruz, melhorias no mausoléu da Casa dos Artistas e reforço nas estruturas de recursos humanos das instituições beneficiadas."

O vice-presidente do Comui acrescentou que as perspectivas para o conselho incluem a consolidação do Fundo Municipal do Idoso como fonte de financiamento de melhorias contínuas em políticas para a terceira idade. A promoção de pesquisas que busquem a melhoria da qualidade de vida dos idosos é outro objetivo a ser alcançado pelo Comui, finalizou Bos.


Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)