Presidência

Conselho do Idoso quer participação na Câmara

Idosos querem aproximação com a Câmara Municipal Foto: tonico alvares
Idosos querem aproximação com a Câmara Municipal Foto: tonico alvares

Em busca de uma aproximação com o Legislativo porto-alegrense, a diretoria do Conselho Municipal do Idoso (Comui) visitou nesta terça-feira (19/2) a Câmara de Vereadores da Capital. O conselho foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), e pelos vereadores João Antonio Dib (PP), João Carlos Nedel (PP) e Cláudio Sebenelo (PSDB).

A presidente do Comui, Marli Buttner, apresentou aos vereadores três questões: a criação de uma secretaria especial para o idoso; divulgação de projetos em tramitação na Câmara sobre o tema; e a possibilidade de espaços para divulgação das ações do Comui e reivindicações dos idosos. “Acreditamos que a Câmara de Vereadores pode estar mais próxima do Comui", afirmou Marli.

Melo disponibilizou ao Conselho a Tribuna Popular,que será utilizada no próxima dia 6 de março, em sessão ordinária da Câmara. “Os governos precisam ter políticas públicas para os idosos, e não apenas criar secretarias”, disse

O vereador Dib, que é ouvidor da Casa, deverá gestionar os anseios da entidade na Câmara Municipal. Sobre os projetos pertinentes aos idosos a Diretoria Legislativa providenciará o acesso às informações. Melo ponderou ainda ser interessante que o Comui se integre às comissões permanentes, principalmente à Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), e de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).

Também participantes do encontro Neci Bastos, vice-presidente do Comui, e Terezinha Borges, secretária. Foi lembrado ainda que o Conselho já prepara a 2ª Conferência Municipal do Idoso.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)