Plenário

Comunicações / Grande Expediente / Explicação Pessoal

Nos períodos de Comunicações, Grande Expediente, e Explicação Pessoal da sessão desta quinta-feira (29/5), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

CRECHES – Claudio Sebenelo (PSDB) afirmou que esta semana será marcada como uma vitória para Porto Alegre. "Pela persistência do prefeito José Fogaça, nove creches foram inauguradas e atenderão cerca de 900 crianças". Sebenelo lembrou que quando crianças  tem a chance de freqüentar uma creche começam a florescer. "É neste período que se inicia o processo de formação da educação". Disse ainda que essas crianças passarão a ter um atendimento de primeiro mundo evitando com que caiam da marginalidade e tendo um futuro promissor em suas vidas. (RT)

SUJEIRA - Adeli Sell (PT) disse que o Mercado Público está abandonado pela prefeitura. Conforme ele, o local está sujo e que é impossível usar os banheiros. No lado de fora do Mercado, disse, a situação também é ruim, por causa das calçadas quebradas e do mal cheiro causado pela falta de lavagem na rua onde são descarregados os caminhões que abastecem os comerciantes. "O Centro também está sujo e abandonado. Os mendigos tomaram conta do Viaduto Otávio Rocha." (MAM)

TÉCNICAS - Aldacir Oliboni (PT) elogiou os investimentos do governo Lula na educação. Citou como exemplo a inauguração, hoje, de duas escolas técnicas no RS. Lembrou que outras 11 devem ser inauguradas ainda em 2008 no Estado. Para ele, o governo federal está abrindo oportunidades a jovens de baixa renda que buscam qualificação para ingressar no mercado de trabalho. "É uma atitude de grandeza do presidente Lula priorizar a educação no país", observou, acrescentando que foi o governo atual que criou o Enem, exame que habilita estudantes de colégios públicos a estudar gratuitamente em universidades privadas. (MAM)

TRÂNSITO – Bernardino Vendrusculo (PMDB) disse que pedirá a EPTC a abertura do cruzamento das ruas Ramiro Barcelos com a avenida Protásio Alves. “Não me convenço que aquela opção é a melhor para o trânsito, especialmente pelos dois hospitais – entre os maiores da Capital – que são o HPS e o Hospital de Clínicas”, observou. Bernardino disse que fará pedido para solicitar, em caráter especial, a liberação do tráfego no cruzamento por 90 dias. “Precisamos sentir como vai se comportar o trânsito no local. Temos que avaliar na prática o que vai acontecer”, ponderou. Bernardino ressaltou que até o momento não há informações que digam que a liberação não funcione na prática. (LO)

CRECHES – Ervino Besson (PDT) lembrou que nesta quinta-feira (29/5) o prefeito José Fogaça inaugurou duas creches na Capital, na Zona Sul. “O prefeito está de parabéns. São 37 creches inauguradas com excelente qualidade. Tudo isto com a participação da comunidade e da Secretaria de Educação”, elogiou. Ervino lembrou que, em três mandatos como vereador, nunca viu um governo inaugurar tantas escolas infantis em tão pouco tempo. Ervino disse também que a crítica de Adeli Sell (PT) em relação ao Mercado Público é injusta. “Tenho freqüentado o local e não vejo assim tanta sujeira”, informou. (LO)

MÃE DE DEUS – João Antonio Dib (PP) destacou o Hospital Mãe de Deus, que entra no ano do seu 30º aniversário. "A instituição começou com 40 leitos e hoje é uma das maiores do Estado". Dib ressaltou que o quadro pessoal é qualificado e os equipamentos de primeira linha. “Além do Hospital, há ainda duas unidades de atendimentos com consultas, e também vários programas sociais às comunidades mais carentes, além de oficinas de informática”, explicou. O vereador lembrou que este trabalho já trouxe ao Hospital inúmeros reconhecimentos da cidade, inclusive por parte da Câmara, e fez o convite para a missa em homenagem aos 30 anos, em 1º de junho, às 18h30min, na Catedral Metropolitana. (LO)

PRAZOS I - Neuza Canabarro (PDT), coordenadora do Fórum das Entidades que analisa a proposta do Executivo para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), destacou ser a única vereadora que participa do Fórum todas as semanas. "Tratamos o Fórum com muita ética e interesse. Estamos com mais de 120 horas de trabalho", informou. Neuza lembrou que pediu ao presidente da Comissão do PDDUA, vereador Nereu D´Avila (PDT), que o Fórum tivesse um prazo de 30 dias após a entrega das sub-relatorias para apresentar emendas. "Apesar disso, nosso prazo foi até 30 de maio, mas pedimos que seja estendido. Queremos seriedade e transparência em relação a esse trabalho, porque nossos atos terão reflexos no futuro". (TG)

Ouça:
Neuza rebate críticas ao Fórum das Entidades

PRAZOS II - Luiz Braz (PSDB) considerou que a responsabilidade de votar proposta do Executivo para revisão do PDDUA  é da Câmara Municipal. "Por mais importância que dermos ao Fórum, é aos 36 vereadores que cabe a responsabilidade de votar essa matéria, e não à outras entidades. O Fórum tem que ajudar os vereadores a votar o projeto e a fiscalizar", ponderou. Para Braz, a Casa não pode prolongar a votação para as vésperas das eleições. "Podemos decidir mais rapidamente e tínhamos conversado para votar a matéria até o mês de julho", defendeu, pedindo que os prazos já fixados sejam cumpridos. (TG)

Ouça:
Relator contesta prorrogação para emendas ao Plano Diretor

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)