Plenário

Comunicações Temáticas / Tecnologia

Assespro recebeu homenagem da Câmara pelos seus 30 anos Foto: Mariana Fontoura
Assespro recebeu homenagem da Câmara pelos seus 30 anos Foto: Mariana Fontoura

Na sessão ordinária desta quinta-feira (9/12), no período de Comunicações Temáticas, o tema abordado foi tecnologia, em homenagem aos 30 anos de fundação da Assespro/R:

DESENVOLVIMENTO - Reginaldo Pujol (Dem) saudou o aniversário de 30 anos da Assespro e cumprimentou os dirigentes pelo trabalho desenvolvido em prol do bem estar comum da cidade. "A tecnologia da informação é um campo em ascensão e saber que nosso Estado incentiva sua evolução é muito gratificante", elogiou ao reiterar que os tempos modernos exigem cada vez menos impostos e mais investimento em tecnologia. "Contem com a participação e apoio dos vereadores para qualquer projeto", disse. (ES)

SERVIÇOS - Engenheiro Comassetto (PT) comentou que discutir sobre a tecnologia da informação é discutir sobre o futuro da humanidade e sobre o futuro local. "Não podemos, como agentes públicos, tratar só do econômico e do social, mas sim da geração de tecnologia para desenvolver serviços essenciais em todas suas dimensões", afirmou. Segundo Comassetto, é importante trazer o tema para o Legislativo, pois assim, os vereadores junto com o poder público podem estar mais capacitados para elaborar projetos". (ES)

LIXO ELETRÔNICO - Toni Proença (PPS) lembrou ser autor de lei que trata do lixo eletrônico produzido pelas empresas de tecnologia da informação. "Pode ser uma indústria limpa na sua execução, mas devemos nos preocupar também com o consumo e descarte de computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos que podem vir a poluir os lixos de Porto Alegre", alertou ao parabenizar a Assespro pelo seu trabalho e dedicação. "É sempre uma forma de gerar emprego e renda para as pessoas". (ES)

VOCAÇÃO - João Carlos Nedel (PP) também parabenizou a Assespro pelos 30 anos de existência e disse que é uma honra dividir a visão extraordinária de ciência e tecnologia que a instituição tem. "Porto Alegre tem vocação para a ciência e tecnologia e para o turismo. É a grande oportunidade de desenvolvimento hoje e por isso parabenizo a Assespro por incentivar isso", registrou ao cumprimentar a direção da instituição e os convidados. Segundo Nedel, mais debates na Câmara precisam acontecer. (ES)

MERCADO - Sofia Cavedon (PT) citou dados do desemprego no Brasil, que baixou de 12% para 6%. “Em Caxias, as empresas não tem mais onde buscar trabalhadores”, disse. Lembrando que “vem aí o PAC 2”, Sofia revelou preocupação com a falta de profissionais especializados no mercado de trabalho: “Se faltam 30 mil padeiros, imaginem quantos profissionais da área de TI devem estar faltando”. Sobre o InovaPoa, a vereadora disse que “escutando o secretário, se vê que é uma secretaria estratégica, que está pensando Porto Alegre”. (CK)
 
ESCOLAS - Bernardino Vendrusculo (PMDB) disse que nos últimos tempos tem se acentuado a necessidade dos cursos técnicos de formação de profissionais para o mercado de trabalho. “Sou a favor de parcerias com as escolas técnicas”, afirmou. Segundo o vereador, o Brasil não está tendo competência de “aproveitar as estruturas que aí estão, nem as universidades”. Para Bernardino, os profissionais saem da academia sem prática alguma: “O empresário quando contrata quer resultado”. (CK)
 
PRÁTICA - Airto Ferronato (PSB) reafirmou a importância da união entre o conhecimento teórico e o prático. “Teoria sem prática é como fazer a prática sem base teórica, é como fazer as coisas sem saber muito o que se está fazendo”, disse Ferronato. (CK)

INOVAPOA - Dr. Raul Torelly (PMDB) elogiou o trabalho do secretário Nilton Braga Rosa à frente do gabinete InovaPoa. “Estamos vendo os resultados do trabalho do InovaPoa”, afirmou, destacando o empenho do corpo técnico da secretaria, a realização de feiras e outros eventos em que se toma conhecimento do que está em evidência em termos de tecnologia de informação. (CK)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)


Leia também:

Faltam pessoas qualificadas em TI, diz Assespro
Maioria não sabe como descartar computadores usados