Comissões

Cooperativa pede agilidade na implementação do Água Certa

Maria Madalena reclamou da água Foto: Pedro Revillion
Maria Madalena reclamou da água Foto: Pedro Revillion

Associados da Cooperativa Habitacional Vale do Solaris Ltda (Coopsol) estiveram na tarde desta terça-feira (17/6) na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, e manifestaram inconformidade pela demora na implementação do Projeto Água Certa, da Prefeitura Municipal. O Loteamento Vale dos Solaris fica localizado na Rua Jaques da Rosa, 2000, na Zona Sul da Cidade.

Na reunião, conforme disse Maria Madalena da Silva, presidente da Coopsol, a Cooperativa ingressou nos órgãos municipais com a proposta de implantação do projeto no Loteamento há três anos. “Em janeiro foram iniciadas as obras, mas logo pararam”, reclamou. Ela garantiu que todas as exigências da prefeitura aos moradores para a implantação do Água Certa, foram cumpridas. “Abrimos processo no Dmae para saber o que está acontecendo”.

Luiz Carlos Bichinho, do Dmae comunicou que a Coopsol ficou prejudicada quando foram “misturados” documentos de outra cooperativa no processo. “Foram misturados documentos do Loteamento Clara Nunes, que fica em frente, o que causou todo transtorno”. Bichinho lembrou que logo depois que o problema ter sido detectado, deram andamento ao processo. “Dentro de 45 dias pretendemos instalar a rede de água na Jaques da Rosa”, prometeu.
 
Os moradores do Loteamento também informaram que existem problemas na coleta do lixo e na rede de esgoto que esta a céu aberto. “Podemos discutir com a comunidade e fazer uma programação para coleta do lixo”, prometeu o representante do DMLU, Fábio Bandeira machado. Quanto ao esgoto, ficou acertado que o Dep vai providenciar drenagem nas valas, segundo Eduardo Zambrano, que representou o departamento na reunião.

A reunião da Cuthab foi dirigida pelo vereador José Ismael Heinen (Dem). 

Regina Andrade (reg. prof. 8423)