Cuthab

Vereadores constatam melhorias na Ocupação Protásio Alves

Visita verificou ações desenvolvidas pelo DMLU e Fasc Foto: Leonardo Contursi
Visita verificou ações desenvolvidas pelo DMLU e Fasc Foto: Leonardo Contursi

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve na manhã desta sexta-feira (15/6) na Ocupação Protásio Alves nº 10.837 para verificar a realização, por parte do DMLU, de limpeza, coleta de lixo e atendimento da Fasc para as 300 famílias que habitam no local. Na última reunião da Cuthab, há cerca de 15 dias, os vereadores acordaram com os moradores que o Executivo providenciaria melhorias na infraestrutura da Ocupação e a Fasc iniciaria o cadastramento das famílias para fins de serem incluídas no programa Bolsa Família, do governo federal.

Conforme o morador Santo Amandio da Silva, o DMLU realizou podas, roçou terrenos e coletou o lixo que estava acumulado nas vias da Ocupação. “Ficou tudo 100%, só temos que agradecer”, disse Silva. Também ficou acertado que a cada dois dias o Departamento passará no local para novas coletas de lixo.

Os vereadores trataram ainda da possibilidade de instalação de água na Ocupação. “O Dmae já tem o projeto e está estudando esta possibilidade”, informou o presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), ressaltando que em relação a instalação de energia elétrica é preciso que o Executivo concorde. “Precisamos da anuência do Poder Público. Assim que tivermos vamos providenciar”, prometeu o parlamentar. Na oportunidade, Paulinho pediu aos moradores que mantenham o local limpo a partir de agora. “Quero pedir a todos que colaborem, pois o DMLU está fazendo a sua parte.”

Em relação ao cadastramento dos moradores, a representante da Fasc, Vanessa Silveira, informou que os moradores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro, munidos de documentos. “Logo após o levantamento dos dados, encaminharemos para análise da Caixa econômica Federal (CEF) que decidirá se a pessoas tem direito ao Bolsa Família.”

Paulinho aproveitou ainda para comunicar aos moradores que a ordem judicial para desocupação do terreno foi suspensa por 60 dias. “Até lá vamos estar atentos e ver da possibilidade da prefeitura negociar o terreno.” A vereadora Sofia Cavedon (PT) acompanhou a reunião e também se certificou das melhorias e do andamento das demandas.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)