Coral da UFRGS recebe homenagem pelo seu cinquentenário
A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (29/9) para homenagear o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela passagem do cinquentenário de sua fundação, completado no último dia 13 de agosto. Atualmente, o grupo é integrado por cerca de 30 cantores - entre alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade.
Proponente da homenagem, a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) destacou que o Coral da UFRGS construiu "uma história dedicada à música" em seus 50 anos, período ao longo do qual passaram cerca de 500 coralistas. "O Coral sobreviveu aos "anos de chumbo" de maneira heroica", disse Fernanda.
A vereadora destacou ainda a versatilidade do grupo, que tem repertório de todas as épocas e estilos musicais e já representou Porto Alegre com apresentações em diversas cidades brasileiras. "Os esforços dos coralistas se traduzem na receptividade do público. O Coral da UFRGS foi berço de inúmeros profissionais da música que hoje se destacam.
A vereadora destacou ainda a versatilidade do grupo, que tem repertório de todas as épocas e estilos musicais e já representou Porto Alegre com apresentações em diversas cidades brasileiras. "Os esforços dos coralistas se traduzem na receptividade do público. O Coral da UFRGS foi berço de inúmeros profissionais da música que hoje se destacam.
Recursos
O vereador Adeli Sell (PT) requereu que as notas taquigráficas da homenagem sejam enviadas à Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) e à Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Adeli lamentou que haja "pouca conexão entre esforços da sociedade, na área cultural, e os gestores públicos. Segundo ele, o acesso aos recursos é muito difícil para a maior parte dos produtores culturais e artistas, ficando restritos a um pequeno grupo. "Atualmente, a cultura do RS está assentada no tripé Carnaval, Acampamento Farroupilha e Porto Alegre em Cena. "É preciso incentivo a atividade coralista, como historicamente foi no Estado".
"A música não tem partido, religião nem formação. A música é universal.", disse o vereador Professor Garcia (PMDB), destacando o fato do Coral da UFRGS ter exercido sua atividade de forma ininterrupta ao longo de sua existência. "São 50 anos de atividade cultural, produzindo música. A homenagem traduz o agradecimento da cidade ao Coral da UFRGS e o desejo de que ele continue sua caminhada." Para o vereador Pedro Ruas (PSOL), "o Coral é um orgulho para todos os gaúchos".
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Sofia Cavedon (PT), afirmou que o Coral está na história da sua formação cultural, política e educacional, tendo participado da experiência do coral-escola durante sua vida acadêmica na UFRGS. "Ele representa uma forma importante de inclusão na vida musical e cultural da cidade. Seus integrantes são muito exigentes e levam muito a sério a atividade, com intenso envolvimento voluntário de universitários." Lembrando a importância que os festivais de corais já tiveram na vida cultural do Estado, Sofia lamentou que eles tenham perdido força ao longo dos últimos anos. "É inaceitável que a UFRGS não tenha entendido o papel desse instrumento de educação."
Dedicação
A presidente do Coral da UFRGS, Rosiane Pontes, disse estar honrada com a homenagem. Destacou que o coral é integrado por pessoas de muito valor e de dedicação à música. O regente do coral, Lucas Alves, informou que tem buscado a elevação do nível artístico e cultural. Já a Pró-Reitora da UFRGS, Jussara Porto, disse que para a universidade representa muito receber a homenagem da Câmara. Destacou que, apesar das dificuldades, o coral conseguiu chegar ao cinqüentenário vivo, um exemplo de persistência, acrescentou.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)