Comissões

Cosmam discute alternativa para desafogar emergências

Comissão reuniu representantes de hospitais e discutiu opções Foto: Tonico Alvares
Comissão reuniu representantes de hospitais e discutiu opções Foto: Tonico Alvares

Reunião de trabalho realizada na manhã desta terça-feira (8/2), com a presença de representantes dos principais hospitais de emergência de Porto Alegre, marcou o início do ano legislativo da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal da Capital. Todos os presentes foram unânimes em afirmar que, apesar das superlotações, ninguém deixa de ser atendido nos principais hospitais de Porto Alegre, notadamente a Santa Casa de Misericórdia, o Clínicas, o HPS, o Hospital Conceição e o Hospital da PUC.

O principal problema apontado pelos gestores é que muitos desses atendimentos poderiam ser realizados em unidades menos especializadas, pois são enfermidades de menor gravidade. O presidente da Cosmam, vereador Thiago Duarte (PDT), indagou os participantes sobre propostas que poderiam melhorar a gestão na ponta do atendimento. A unanimidade pediu urgência na informatização do sistema. O vereador Aldacir Oliboni (PT) disse que a aceleração do processo de construção de novas unidades de pronto atendimento (UPA) ajudaria a desafogar as emergências hospitalares.

O vereador Raul Torelly (PMDB) sugeriu que poderiam ser criados postos de saúde com médicos, enfermeiros e equipamentos de pronto socorro de média e baixa complexidade, tais como desfibriladores e máquinas de ecografia. "Seria uma forma de montar emergências cardiológicas com capacidade de atender situações de menor risco de morte, como arritmias e crises hipertensivas", afirmou.

Com esse procedimento, conforme destacado na reunião, esses postos diminuiriam a lotação no Instituto de Cardiologia, outra unidade que está com sua capacidade de leitos emergenciais exaurida e precisa de espaço para atender situações de maior risco, tais como infarto agudo do miocárdio, paradas cardiorrespiratórias e cirurgias de urgência.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)

Ouça:
Quatro Prontos-Atendimentos devem desafogar emergências