Cosmam

Fórum defende programa de esterilização de animais de rua

Fórum quer cumprimento de lei prevendo a esterilização de animais Foto: tonico alvares
Fórum quer cumprimento de lei prevendo a esterilização de animais Foto: tonico alvares

O Fórum pelo Bem-Estar dos Animais, promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, irá exigir do Executivo o cumprimento da lei municipal que prevê a esterilização de animais domésticos. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (24/4) à noite pelos vereadores Mônica Leal (PP) e Claudio Sebenelo (PSDB), que coordenou a reunião mensal do Fórum. O Programa de Proteção aos Animais Domésticos, aprovado pela Câmara em dezembro de 2005, visa estimular a posse responsável e a esterilização gratuita de animais domésticos, bem como destinação de local para sepultamento e incentivo à adoção de animais. Pela lei, os animais perdidos e abandonados devem ser recolhidos a abrigos para fins de adoção.

Os representantes de organizações não-governamentais e voluntários que atuam na defesa do bem-estar animal defenderam a implantação, no município, de um programa de esterilização que substitua o sacrifício de animais abandonados nas ruas da cidade. Eles sugeriram, inclusive, a destinação de recursos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para esse tipo de serviço. Os defensores dos animais também reclamaram muito da grande circulação de carroças durante o dia na Capital, impondo maus-tratos aos animais de tração.

Sebenelo voltou a defender a criação de um posto de saúde dos animais, em Porto Alegre, que possibilite o atendimento veterinário dos animais abandonados ou recolhidos por maus-tratos, com oferta de vacinação, esterilização e outros serviços. “O governo, infelizmente, não está preocupado com o bem-estar dos animais, apenas com o controle de zoonoses”, lamentou. Mônica Leal destacou a importância de que a lei municipal que prevê a esterilização de animais seja cumprida e o trabalho realizado pelas ONGs defensoras dos animais, “que mantêm os vereadores informados sobre denúncias de maus-tratos a animais na cidade”.

O representante do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, capitão Rodrigo dos Santos, ressaltou que a corporação possui apenas um veterinário para atender a todo o Estado. “Mas a missão desse profissional não inclui o atendimento de animais abandonados nas ruas. Ele é encarregado de fazer perícias para elaboração de parecer sobre crimes ambientais.” A reunião também teve a presença de José Roque Kunrath, representando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A EPTC é responsável pelo recolhimento de animais de grande porte abandonados em via pública.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)