Impasse entre moradores de condomínio e empresa Embapel
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal visitou, nesta terça-feira (11/4), as obras de instalação da Embapel-Embalagens e Reciclados e o Condomínio Residencial Vila Nova Gaia, ambos localizados no Bairro Camaquã. O terreno da empresa está localizado à Rua Silvio Silveira Soares, 2.367, e possui um depósito de papel, com área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, que faz vizinhança com o condomínio residencial, situado na Rua Doutor Barcelos, 2.317. Os moradores do condomínio denunciaram à Cosmam o risco iminente de incêndio a que estão sujeitas as 29 residências do Vila Nova Gaia. Quando estiver em funcionamento, o depósito terá capacidade de armazenar grande volume de papel, produto com que a empresa trabalha. A Embapel recebeu licença-prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e aguarda o prazo, que vence nesta quarta-feira (12/4), para que seja expedida ou não a licença de instalação pela Smam.
Luis Eduardo Oliveira, morador do condomínio, lembrou que a antiga sede da Embapel, na Otto Niemeyer, teve as instalações incendiadas em 2005. O mesmo poderá ocorrer aqui. Incêndios não são raros nesse tipo de negócio, afirmou. Oliveira ressaltou que os moradores não são contrários à empresa, mas questionam o impacto ambiental que a obra deverá causar. Ele também alertou para o grande número de ratos e insetos que esse tipo de empreendimento acarreta, prejudicando a saúde das pessoas.
Giovani Moser, administrador da empresa, disse que a Embapel aceitaria fazer o recuo do muro que divide o terreno com o condomínio, desde que os moradores arcassem com os custos. O advogado da empresa, Délcio Marques, afirmou que os proprietários estão tendo prejuízos com a paralisação das obras e garantiu que o depósito terá todo o equipamento de prevenção a incêndios exigidos pela lei.
O presidente da Cosmam, vereador João Carlos Nedel (PP), disse que fará uma reunião nesta quarta-feira à tarde com os demais vereadores da Comissão para decidir quais encaminhamentos serão dados no sentido de intermediar uma solução para o problema. Deveremos emitir um parecer que terá o objetivo de subsidiar a decisão da Smam. Também compareceram à visita os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Claudio Sebenelo (PSDB), Sofia Cavedon (PT), Professor Garcia (PPS) e Carlos Comassetto (PT).
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Sobre o mesmo assunto:
Cosmam considera regular obra no Bairro Camaquã