Cosmam

Impasse entre moradores de condomínio e empresa Embapel

Moradores receiam incêndio em depósito vizinho ao condomínio Foto: Ramon Fernandes
Moradores receiam incêndio em depósito vizinho ao condomínio Foto: Ramon Fernandes

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal visitou, nesta terça-feira (11/4), as obras de instalação da Embapel-Embalagens e Reciclados e o Condomínio Residencial Vila Nova Gaia, ambos localizados no Bairro Camaquã. O terreno da empresa está localizado à Rua Silvio Silveira Soares, 2.367, e possui um depósito de papel, com área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, que faz vizinhança com o condomínio residencial, situado na Rua Doutor Barcelos, 2.317. Os moradores do condomínio denunciaram à Cosmam o risco iminente de incêndio a que estão sujeitas as 29 residências do Vila Nova Gaia. Quando estiver em funcionamento, o depósito terá capacidade de armazenar grande volume de papel, produto com que a empresa trabalha. A Embapel recebeu licença-prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e aguarda o prazo, que vence nesta quarta-feira (12/4), para que seja expedida ou não a licença de instalação pela Smam.

Luis Eduardo Oliveira, morador do condomínio, lembrou que a antiga sede da Embapel, na Otto Niemeyer, teve as instalações incendiadas em 2005. “O mesmo poderá ocorrer aqui. Incêndios não são raros nesse tipo de negócio”, afirmou. Oliveira ressaltou que os moradores não são contrários à empresa, mas questionam o impacto ambiental que a obra deverá causar. Ele também alertou para o grande número de ratos e insetos que esse tipo de empreendimento acarreta, prejudicando a saúde das pessoas.

Giovani Moser, administrador da empresa, disse que a Embapel aceitaria fazer o recuo do muro que divide o terreno com o condomínio, desde que os moradores arcassem com os custos. O advogado da empresa, Délcio Marques, afirmou que os proprietários estão tendo prejuízos com a paralisação das obras e garantiu que o depósito terá todo o equipamento de prevenção a incêndios exigidos pela lei.

O presidente da Cosmam, vereador João Carlos Nedel (PP), disse que fará uma reunião nesta quarta-feira à tarde com os demais vereadores da Comissão para decidir quais encaminhamentos serão dados no sentido de intermediar uma solução para o problema. “Deveremos emitir um parecer que terá o objetivo de subsidiar a decisão da Smam.” Também compareceram à visita os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Claudio Sebenelo (PSDB), Sofia Cavedon (PT), Professor Garcia (PPS) e Carlos Comassetto (PT).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Sobre o mesmo assunto:
Cosmam considera regular obra no Bairro Camaquã