Cosmam tenta evitar fechamento do Hospital Porto Alegre
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida em caráter extraordinário na tarde desta segunda-feira (26/5). O encontro foi no gabinete do vice-prefeito Sebastião Melo para tratar sobre a crise financeira do Hospital Porto Alegre (HPA), administrado pela Associação dos Funcionários do Município (AFM). O assunto foi tratado na reunião da Cosmam ocorrida na semana passada, quando a direção do HPA disse que o hospital estava com seus dias contados, tudo porque não estaria recebendo o repasse de verbas do Município.
Segundo a AFM, a dívida acumulada do hospital chega a R$ 5,3 milhões, e o Município não repassa valores mensais desde dezembro do ano passado. A administração do hospital cobra o cumprimento de um acordo assinado no Ministério Público na presença da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que garante o repasse mensal e o pagamento do montante em atraso. No entanto, o Executivo alega que o valor ultrapassa o teto que autoriza os repasses, impedindo, dessa forma, o pagamento da dívida junto ao HPA.
O presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), a vereadora Jussara Cony (PCdoB) e o vereador João Carlos Nedel (PP) propuseram o pagamento imediato dos repasses mensais atrasados e o parcelamento do restante da dívida para salvar a instituição do fechamento. Melo prometeu dar uma resposta até a próxima quinta-feira, quando novo encontro foi convocado para encontrar uma solução.
Participaram da reunião os secretários municipais da Saúde, Carlos Casartelli, e da Administração, Elói Guimarães, além do procurador do Município, Roberto Rocha.
Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)