Pauta

CPI da Invasão da Câmara será instalada nesta segunda

Manifestantes do Bloco de Lutas ocuparam o plenário de 10 a 18 de julho Foto: Elson Sempé Pedroso
Manifestantes do Bloco de Lutas ocuparam o plenário de 10 a 18 de julho Foto: Elson Sempé Pedroso

O Legislativo da capital gaúcha instalará, na manhã desta segunda-feira (16/9), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a invasão da Câmara Municipal de Porto Alegre por manifestantes do Bloco de Lutas, ocorrida de 10 a 18 de julho deste ano. A reunião está marcada para as 9h30min na sala 301 da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). No ato de instalação, serão eleitos os cargos de presidente, vice-presidente e relator da CPI - que contará com um total de 12 membros - e definida a agenda de trabalho.

A CPI, conforme o requerimento apresentado por Reginaldo Pujol (DEM) e outros 16 vereadores e aprovado em plenário, investigará os desdobramentos da invasão, “especialmente quanto à deterioração do patrimônio público, prejuízo ao regular funcionamento das atividades do Legislativo Municipal e outras consequências gravosas.”

Além de Pujol, assinaram o requerimento os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Luiza Neves (PDT), Alceu Brasinha (PTB), Any Ortiz (PPS), Elizandro Sabino (PTB), Paulo Brum (PTB), Cassio Trogildo (PTB), Mônica Leal (PP), Mario Manfro (PSDB), Mario Fraga (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), Paulinho Motorista (PSB), Waldir Canal (PRB), João Carlos Nedel (PP), Christopher Goulart (PDT) e Clàudio Janta (PDT).

A comissão terá prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, para concluir os trabalhos e apresentar relatório sobre a investigação. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)