Juventude

CPI da Juventude define pauta de trabalho para próximos dias

Vereadores Nilo Santos (e) e Luiz Braz (d) na renião desta manhã Foto: Bolívar Abascal Oberto
Vereadores Nilo Santos (e) e Luiz Braz (d) na renião desta manhã Foto: Bolívar Abascal Oberto

Juliana Brizola poderá ser convocada judicialmente

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída na Câmara Municipal de Porto Alegre para apurar denúncias em relação à Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), esteve reunida na manhã desta quinta-feira (17/2) no Plenário Otávio Rocha da Casa. Na reunião, os vereadores decidiram que farão nova convocação à deputada Juliana Brizola (PDT) para prestar esclarecimentos em relação às denúncias que fez da Tribuna do Legislativo Municipal enquanto vereadora de Porto Alegre.

Na ocasião a deputada denunciou irregularidades em gestões da Secretaria Municipal da Juventude. Ela estava convidada para se manifestar hoje, mas comunicou que não viria. “Caso ela não venha após o segundo convite, faremos a convocação via judicial”, informou o presidente da CPI, vereador Luiz Braz (PSDB), ressaltando que a possibilidade da convocação via judicial está prevista no Regimento da Câmara. “Esta CPI tem prazo e não podemos ficar à mercê da deputada”, disse Braz.

Ainda na reunião desta manhã, foi lido documento encaminhado à Comissão pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), informando que não tramita nesta esfera judicial quaisquer procedimentos investigatórios com a finalidade de apurar a contratação de entidades privadas para gerir o ProJovem, objeto da investigação desta CPI. O documento atendeu solicitação do presidente da CPI que pediu ao MPRS informações sobre o processo relativo ao ProJovem que tramita judicialmente desde 2007.

Agendas

Braz também comunicou hoje que já estão agendados para serem ouvidos Alexandro Rambo, no dia 24 de fevereiro, o vereador Mauro Zacher (PDT) para o dia 3 de março e Adriane Rodrigues e Paulo Jorge Amaral  no dia 17 de março. Também acordaram que deverão chamar Paulo Roberto Pruss, André Fortes, Rafael Fleck e Cleci Juracci.

Amanhã, sexta-feira (18/2) está marcada, às 10 horas, visita da Comissão à SMJ, localizada na Rua dos Andradas, 680, 5º andar. “Vamos falar com o atual secretário, Luizinho Martins, para tratar de alguns esclarecimentos que possam nos ajudar nas investigações”, disse Braz. Na próxima segunda-feira (20/2) os vereadores que compõem a Comissão farão visita ao Ministério Público Federal, ás 10 horas, na Praça Rui Barbosa, 57, 11º andar, para tratar do tema. "Vamos ser recebidos pelo Procurador Felipe de Souza", informou Braz.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
CPI pode convocar judicialmente Juliana Brizola