Comissões

CPI da Telefonia Móvel investigará má qualidade dos serviços

  • Telefonia Móvel. Celular.
    Má qualidade dos serviços de celular na mira da CPI (foto: Betina Carcuchinski/PMPA) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Instalação e eleição de vice-presidente e relatores da Comissão. Na foto, o vereador Valter Nagelstein, presidente da Comissão (ao microfone).
    Nagelstein (d) preside e Adeli relata a comissão (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tiveram início hoje (5/6) os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel da Câmara Municipal de Porto Alegre. A CPI, presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), terá como vice-presidente o vereador Roberto Robaina (PSOL), como relator geral o vereador Adeli Sell (PT) e como relator adjunto o vereador Professor Wambert di Lorenzo (PROS). Os parlamentares terão 120 dias para concluir as atividades, que se pautarão por averiguar o motivo da má qualidade do serviço prestado pelas operadoras e apontar as responsabilidades com relação a essa questão. 

A CPI contou com a adesão unânime dos 36 parlamentares. O consenso, na opinião de Nagelstein, foi alcançado porque o tema diz respeito a todos os cidadãos. “Estamos preocupados, já que o serviço não está condizente com a qualidade que deveria ter. O celular é hoje uma ferramenta essencial de trabalho, independentemente da profissão. Além disso, as pessoas pagam um volume de dados, mas ninguém consegue dizer se esses dados são efetivamente utilizados pelo consumidor”, salientou.

O grupo se reunirá nas salas das comissões do parlamento todas as quartas-feiras, às 9h30, e os parlamentares planejam convidar para esclarecimentos órgãos de proteção ao consumidor, representantes das empresas de telefonia móvel, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, agências reguladoras e representantes da sociedade civil.

Também acompanharam o ato de instalação da CPI os vereadores Mendes Ribeiro (PMDB), Mauro Zacher (PDT), Cassiá Carpes (PP), José Freitas (PRB), Luciano Marcantônio (PTB), Mauro Pinheiro (REDE) e Felipe Camozzato (NOVO). 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof.13688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)