Investigação

CPI do Acampamento não terá depoimentos em setembro

O relator Carlos Casartelli e o presidente da CPI, Bernardino Vendruscolo Foto: Josiele Silva
O relator Carlos Casartelli e o presidente da CPI, Bernardino Vendruscolo Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Porto Alegre que apura fatos relativos à aplicação de recursos e à prestação de contas do Acampamento Farroupilha definiu, em reunião na manhã desta quarta-feira (2/9), que, em setembro, durante a realização do evento no Parque da Harmonia, não receberá depoimentos. O presidente da CPI, Bernardino Vendruscolo (PROS), ressaltou, porém, que a comissão continuará trabalhando, executando atividades como a análise de respostas a requerimentos e a definição dos próximos passos. “O trabalho segue; apenas não vamos convocar ninguém para depor”, frisou.

O presidente ainda disse que, no período de pausa nas oitivas, a CPI cobrará, da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o envio de todos os demonstrativos de débitos e créditos relativos ao Acampamento a partir de 2012. Segundo ele, a Câmara tem os documentos das edições de 2009 a 2011. “Eles facilitam o trabalho da CPI, ajudando a tirar dúvidas, mas, em 2012, pararam de ser fornecidos”, lamentou.

A ideia de fazer uma pausa nas audiências da CPI foi tomada a partir de sugestão do vereador Idenir Cecchim (PMDB). Ele fez a solicitação alegando que, em setembro, muitas pessoas estarão envolvidas na organização ou participando das atividades do Acampamento.

Nova convocação 

Já a vice-presidente da CPI, Mônica Leal (PP), reafirmou seu requerimento de convocação do presidente da FCG/MTG, Manoelito Savaris, para depor novamente na comissão. A vereadora disse que não se sentiu contemplada com as respostas de Savaris no depoimento prestado por ele no dia 19 de agosto.

Ao final da reunião, Vendruscolo informou que, na volta das oitivas, em outubro, as reuniões da CPI continuarão a ser realizadas às quartas-feiras pela manhã no Plenário Otávio Rocha. Também compareceram à reunião de hoje os vereadores Carlos Casartelli (PTB), relator da CPI; Jussara Cony (PCdoB), Mario Manfro (PSDB), Prof. Alex Fraga (PSOL), Reginaldo Pujol (DEM) e Waldir Canal (PRB).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)