Acampamento Farroupilha

Presidente da CPI distribui resposta enviada pelo MTG

A reunião desta quarta-feira (28/10) da CPI do Acampamento Farroupilha não aconteceu por falta de quórum. Apenas o presidente da comissão, vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), compareceu ao Plenário Otávio Rocha pela manhã. Sem a reunião, Bernardino distribuiu à imprensa cópia de resposta enviada pelo presidente da Fundação Cultural Gaúcha e Movimento Tradicionalista Gaúcho (FCG/MTG), Manoelito Savaris, a ofício da CPI solicitando relatórios financeiros das prestações de contas do Acampamento dos anos de 2012, 2013 e 2014, "nos moldes dos anos de 2009 a 2011".

Na resposta, Savaris informou que não tem como enviar os relatórios nos moldes solicitados. "Os citados relatórios financeiros não constituem prestação de contas e não foram elaborados de 2009 a 2011 com esta finalidade. Trata-se de uma planilha com receitas e despesas elaborada na fase de planejamento do evento, resultando, no final, num relatório sem o rigor contábil", respondeu Savaris.

No documento, o presidente da FCG/MTG acrescentou que, "a partir do momento em que o presidente da CPI encaminhou denúncias ao Ministério Público Estadual, a administração da FCG resolveu não mais adotar" as planilhas. Conforme Savaris, o procedimento agora é o de encaminhamento para a "Secretaria Municipal de Cultura, a Procuradoria de Fundações e ao Ministério Público das prestações de contas na forma contábil de acordo com o que determina a legislação".

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)