Plenário

Criado o Dia dos Trabalhadores da Construção Pesada

Comassetto desarquivou proposta do.... Foto: Elson Sempé Pedroso
Comassetto desarquivou proposta do.... Foto: Elson Sempé Pedroso
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão desta segunda-feira (19/8), projeto de lei que cria o Dia Municipal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias da Construção Pesada do Rio Grande do Sul e inclui a data no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização da cidade. Apresentada em 2012 pelo ex-vereador Adeli Sell (PT), a proposta foi desarquivada pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT). O dia será comemorado em 4 de maio.

Em sua exposição de motivos, Adeli lembra que a construção pesada – obras de viação, obras de acesso, infraestrutura, túneis, terraplanagem – é um segmento industrial de desenvolvimento de cidades e Estados. "Quando a economia está aquecida, esse setor acelera e garante mais aquecimento ainda, e os trabalhadores desse segmento são cruciais para que o setor siga impactando positivamente na economia do país."

Segundo Adeli, para reconhecer a importância dessas pessoas, é ele que propôs a criação do Dia Municipal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias da Construção Pesada do RS, na data de 4 de maio, dia da fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do RS (Siticepot-RS). "É pelas mãos dos sindicatos que os trabalhadores se organizam, se qualificam e crescem", ressalta. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)